Como acabar com lagarta que come as folhas das plantas?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Para saber como tirar lagarta das plantas dessa forma, basta inserir duas colheres de sopa de alho em pó, dois copos de água e sabão em uma garrafa. Após obter a mistura, pulverize as áreas com acúmulo de lagartas na planta. A pimenta-do-reino também pode ser utilizada no lugar do alho e não prejudica as plantas.

Outra excelente dica para afastar as lagartas de suas plantas é colocar cascas de ovos por perto do vaso ou da horta. Mas não coloque na lateral ou abaixo das folhas; o ideal é colocar as cascas de ovos em uma posição mais alta que a planta em questão.

  1. Procurar e retirar manualmente e aplicar repelente (piretrinas) Temos apenas que verificar na parte inferior das folhas e na base das plantas para colher as lagartas e ovos. ...
  2. Utilizar farinha (qualquer farinha) ...
  3. Armadilhas para traças e borboletas. ...
  4. Aplicação de BT – Bacillus Thurringiensis.

Inseticida natural para combater lagartas em alface e repolho

  1. 1) Calda Sulfocálcica. ...
  2. 2) Extrato de Alho (Allium sativum L.) ...
  3. 3) Fumo de rolo (Nicotiana tabacum) ...
  4. 4) Nim ou Neem (Azadirachta indica) ...
  5. 5) Óleo mineral e detergente neutro.

Graças a tudo isso, Exalt®, o inseticida com o Jemvelva™ active (Spinetoram), é reconhecido por sua performance e eficiência, e se tornou um poderoso aliado dos produtores no controle à lagarta-do-cartucho na cultura do milho. Produzido pela Corteva Agriscience, Exalt® já conquistou a confiança do mercado.

Assim que nascem, as lagartas começam a comer as folhas da couve, seu único alimento nesta fase da vida.

As lagartas representam uma fase no desenvolvimento das borboletas e mariposas. É neste momento da vida destes animais que eles se alimentam e crescem para entrar na fase de pupa (casulo) e, posteriormente, se transformar em borboleta.

“São duas épocas de voo dessas borboletas por ano, uma perto de março e abril e a segunda em outubro e novembro, as lagartas começam a aparecer cerca de um mês antes das borboletas, quando estão grandes”.

Sim toda lagarta deve virar uma borboleta. E sabia que ela passa por vários estágios? São eles, ovo, lagarta, pupa e, por fim, borboleta.

As lagartas do gênero Lonomia são as únicas que têm maior relevância para a saúde pública, pois podem ocasionar acidentes graves ou mortes, pela inoculação do veneno no organismo, que se dá por meio do contato das cerdas urticantes com a pele.

O uso de formulações comerciais de Bacillus thuringiensis tem se mostrado eficiente para controle de lagartas. Após 24 a 72 horas do consumo das folhas tratadas, as lagartas param de se alimentar e, em seguida, morrem, libertando dessa forma mais Bacillus thuringiensis que poderão infectar novas lagartas.

4. Folhas furadas. É muito comum o aparecimento de alguns furinhos ou rachaduras nas folhas das plantas, e isso se deve à ação dos insetos e pragas, que atuam como invasores e podem prejudicar não somente a estética, como também a saúde das plantas.

- Lagartas – são insetos que na fase jovem devoram as folhas. Para uma rápida identificação é fácil perceber as bordas das folhas com marcas de mastigação, elas possuem hábito noturno e seu controle deve ser feito muito rápido, pois podem acabar com a planta em poucos dias.

A lagarta da couve ou curuquerê da couve (Ascia monuste orseis) é uma praga especializada em brássicas, que são as plantas da família da couve, como couve-flor, brócolis e repolho. E ela não perde tempo. Assim que sai do ovo, já começa a devorar as folhas e permanece fazendo isso durante todo o seu estado larval.

Moa os dentes de alho finamente, deixe em repouso por 24 horas em 20 colheres de óleo mineral dentro de um vasilhame. Em outro vasilhame, dissolva 100 gramas de sabão picado em 5 litros de água, de preferência quente. Após a dissolução do sabão, misture a solução de alho. Coe a mistura.