Como acabar com fungos no ouvido?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

uso de antifúngico tópico (2-4): como opção sugere-se o uso de Clotrimazol solução 1% de duas a três gotas no(s) ouvido(s) afetados por duas a três vezes por dia. A terapia deve ser continuada até cerca de 14 dias após a terapia ter obtido aparente sucesso.

"Se os micro-organismos invadirem a região mais interna do ouvido, podem atingir os nervos auditivos, e isso pode afetar o sistema nervoso central e pode ocasionar, em alguns casos, a meningite. Tem que tomar cuidado, principalmente as crianças, que o sistema imunológico ainda está em formação, e idosos também.

O paciente se queixa de dor de ouvido, pior ao manipular o pavilhão auditivo, além de sensação de entupimento e secreção escorrendo na orelha. Porém, o mais comum e característico desse tipo de infecção é a coceira, geralmente bastante intensa.

A otite é a consequência da ação de alergias, vírus, fungos ou bactérias. Ela pode atingir as três regiões do ouvido (externa, média e interna), provocando desconfortos que afetam drasticamente a qualidade de vida de uma pessoa, como tímpano inflamado e até o rompimento do tímpano, o que piora a infecção.

A otite externa grave geralmente é bacteriana (pseudomona); causas fúngicas são menos prováveis e causam mais coceira e menos dor. Dor severa ao puxar o pavilhão auricular sugere otite externa aguda. Sob visualização atenta e direta, remover suavemente os fragmentos infectados do canal com sucção ou cotonetes secos.

Otosporin é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana.

Otite externa micótica ou otomicose
Inflamação aguda ou crônica causada por fungos. Está associada ao aumento de umidade e calor do MAE e ao uso prévio de tratamento antibacteriano de longa duração. Os agentes etiológicos mais comuns são Aspergillus e Candida.

Utilizar uma compressa morna é uma das principais indicações dos profissionais da saúde para aliviar a dor. Para isso, basta aquecer um tecido – o que pode ser feito com um ferro de passar roupas ou com água morna – e pressioná-lo sobre o ouvido dolorido por aproximadamente 10 minutos.

Tratamento. A maioria das infecções pelo superfungo é tratável com medicamentos antifúngicos chamados equinocandinas.

Os fungos permanecem viáveis no ambiente, em média, por até um ano.

Cryptococcus neoformans
Este fungo é encontrado no mundo todo e é um dos microrganismos que mais causam doenças em pessoas com HIV/Aids. Cerca de 180 mil óbitos por ano são atribuídos a este fungo, segundo a OMS.

A lavagem de ouvido propriamente dita é simples: basta aspirar a água morna com o aspirador nasal e jogar dentro do ouvido. Como é a própria pessoa quem está fazendo o jato, se houver algum incômodo ela acaba diminuindo a pressão do jato d'água.

Amoxicilina; Amoxicilina com ácido Clavulânico (mais eficaz contra as bactérias produtoras de B-lactamase);

A mastoidite é uma condição grave que acontece quando uma otite média é tratada de forma inadequada, permitindo que a infecção se espalhe para o osso atrás do ouvido, chamado de mastoide. Uma vez que esta é uma infecção bacteriana grave, é crucial procurar atendimento médico e ser tratado por um profissional de saúde.

A dermatite do canal auricular é a coceira, formação de crostas, descamação e inflamação da pele do canal auricular e pele na entrada do canal auricular. Existem dois tipos de dermatite do canal auricular: Dermatite de contato. Eczema (dermatite eczemoide auricular)

A ciclopirox olamina solução tópica deve ser aplicada 2 vezes ao dia sobre a região da pele afetada friccionando suavemente.