Como acabar com fungo branco na terra?

Perguntado por: rgouveia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Desinfete o vaso para eliminar o fungo branco

  1. Tire a planta do vaso e retire a terra mofada.
  2. Lave o vaso com água à temperatura ambiente misturada com gotas de sabão neutro e uma colherada de vinagre de maçã, que tem grande poder desinfetante.
  3. Esfregue o exterior e o interior do vaso com uma escova ou bucha.

O mofo branco é causado por um fungo ascomiceto chamado Sclerotinia sclerotiorum, nome científico do agente causador da doença.

Devido à sua alta acidez, o vinagre de maçã é ideal para combater as infeções fúngicas, neutralizando os microrganismos sem danificar a pele. Para isso, dilua uma colher de sopa de vinagre em água. Aplique o liquido embebido num algodão na região afetada e deixe agir por pelo menos meia hora.

Resumo: O mofo-branco é uma doença altamente destrutiva causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, que ataca espécies como o feijão comum, a soja, o algodão, entre outras. Registrado pela primeira vez no Brasil na década de 20, S.

Prevenção de fungos e insetos
Basta misturar duas colheres (sopa) de vinagre branco e duas colheres (sopa) de chá de camomila. Em seguida, borrife sobre a planta.

A regra número um é manter os ambientes arejados e limpos para diminuir a ocorrência destes micro-organismos. O fungo pode utilizar diversos substratos como alimento (papel, madeira, argamassa de parede, etc). Eles são bastante adaptáveis e crescem com facilidade, principalmente na presença de umidade.

O método de controle mais comum é o uso de soluções caseiras, como água e sabão; álcool etílico, detergente e água quente; e fumo com pimenta malagueta. “As soluções devem ser borrifadas nas plantas uma vez por semana durante todo mês até a erradicação da praga”, ensina Fabiana.

O mofo-branco, ou podridão-de-Sclerotinia, é um doença gerada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, normalmente atacando hastes e ramos, gerando amarelecimento, murcha, secamento de folhas, podendo inclusive levar à morte da planta.

Os fungicidas fluazinam (fenilpiridilamina) e procimidone (dicarboxamida) são produtos registrados para o controle do mofo branco na soja em campo, e os mais utilizados em lavouras (SUMIDA, 2012).

Ciclo de vida e aspecto do mofo-branco
Os escleródios inicialmente são pequenos e brancos, posteriormente se tornam escuros podendo ser de formato esférico ou irregular. Sobrevive no solo por muitos anos sob a forma de escleródio, podem permanecer no solo por até 11 anos, conservando intacto seu poder patogênico.

Fungicida. Faça um fungicida natural com 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 5 litros de água e pulverize quando necessário na sua horta ou jardim.

As temperaturas altas provocam a morte das células e em temperaturas superiores a 40° C poucos fungos se desenvolvem. No entanto, algumas espécies suportam perfeitamente temperaturas de 50° a 90° C. De uma maneira geral o otimo' para quase todos os fungos está compreendido entre 20° a 30° C.

Tente ingerir algo com lactobacilos e outras bactérias do tipo pelo menos uma vez ao dia. Chucrute, iogurte, kefir, kimchi, missô, tempê e kombucha são alguns exemplos interessantes. O kombucha é uma opção ainda mais saudável, visto que contém polifenóis e ácido acético — ambos capazes de matar fungos.

De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem.

O bolor é o momento inicial de um fungo, sendo mais superficial e, consequentemente, mais fácil de remover. Já o mofo está em um estágio mais avançado e tem capacidade decompositora, podendo causar danos a estruturas e a móveis, caso não seja combatido a tempo.

Tipos de doenças causadas pelo mofo
Entre os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos estão a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e alergias.

Você pode diluir o vinagre com água e pulverizar a terra das plantas, além de pedras colocadas em volta delas. Outra alternativa é colocar tigelas com água e um pouco de vinagre em volta das plantas ou de seus vasos, ou então na cozinha caso você tenha problema com esses insetos dentro de casa.

Lave os vegetais recém colhidos da horta com uma mistura de uma colher de sopa de vinagre branco com um litro de água, não esquecendo de deixar os vegetais de molho na mistura por alguns minutos. O vinagre elimina muitas bactérias e mantém os vegetais frescos por mais tempo.