Como acabar com enxame de abelha preta?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Borrife no ar, com um frasco com spray substâncias que afugentam as abelhas, como óleos essenciais de menta, cravo, eucalipto ou citronela. Você também pendurar saquinhos de organza ou tule com bolinhas de naftalina. Evite que crianças ou animais domésticos tenham contato com a substância.

Lave a região afetada com água fria e sabão; Passe um antisséptico na pele; Aplique uma pedrinha de gelo enrolada em papel toalha para reduzir o inchaço e aliviar a dor; Passe uma pomada para picada de inseto na região afetada e deixe secar sem cobrir a pele, caso a vermelhidão não melhore.

A primeira atitude é correr, tentar se afastar do local do enxame, correndo em zigue-zague; pois as abelhas africanizadas tendem a persistir na defesa”, explica Silva, detalhando que o comportamento comum é que elas sigam em linha reta.

“Já se sabia que abelhas africanizadas [Apis mellifera] exercem a função de polinizador de resgate”, disse Rodolfo Jaffé, primeiro autor do estudo, à Agência FAPESP.

Quando adultas, as abelha pretas apresentam uma coloração negra em seu corpo e transparência em suas asas. São chamadas “abelhas sem ferrão” pelo fato de terem o mesmo atrofiado. Mesmo assim são consideradas abelhas agressivas, quando atacam os seres humanos enrolam-se nos seus cabelos.

Inseticida fipronil é encontrado em 77% de amostras de colmeias com mortandade de abelhas no RS. Entre janeiro e abril de 2021, em 77% das amostras de colmeias com mortandade de abelhas no Rio Grande do Sul havia o ingrediente ativo fipronil, inseticida de amplo espectro utilizado em vários tipos de cultura.

Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.

Seus ninhos são aéreos, de formato oval, apoiados em forquilhas de árvores. Para fazer seu ninho, esta utiliza as fibras de vegetais, perfurando flores, folhas novas e até o tronco para retirar resina. Em flores de Clusia coletam a resina, que é oferecida como recurso floral, e fazem a polinização.

Ela é um tipo de inseto de vespa pequena, com 1,5 cm, coloração preta e picada bem dolorida. Essa espécie brasileira ganhou destaque internacional há alguns anos, após pesquisadores descobrirem que o veneno pode ser uma excelente estratégia de combate ao câncer.

Colocar gelo no local, tomar um analgésico na hora e ir ao hospital são as recomendações. Também é importante lembrar que você não pode cortar o local da picada, nunca chupar o veneno, não passar álcool e não tomar leite.

Nos casos leves, os sinais são autolimitantes e resolvem-se em cerca de 24 horas. Os sinais do choque anafilático ocorrem rapidamente, geralmente cerca de 10 minutos após a picada. Não há antídoto para o veneno de abelhas, por isso o tratamento é sintomático e de suporte.

Fumaça: faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira diretamente abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas a fumaça que sobe entrar na colônia, para forçar a saída das vespas; depois que todas saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.

Aplicar uma mistura de amaciante e água em pedaços de tecido e espalhá-los pela casa é uma excelente alternativa para espantar as abelhas do ambiente. Isso porque o cheiro do amaciante não é agradável ao olfato desses insetos, que irão embora rapidamente.

O preço do serviço de retirada de enxames não é fixo, pois sua execução depende de vários fatores. Somente após uma inspeção inicial é possível determinar o custo do serviço. No entanto, os valores podem variar amplamente, desde R$300,00 até mais de R$1.500,00.

As manifestações clínicas podem ser alérgicas (mesmo com uma só picada) e tóxicas (múltiplas picadas). Normalmente, após uma ferroada há dor aguda local, que tende a desaparecer espontaneamente em poucos minutos, deixando vermelhidão, coceira e inchaço por várias horas ou dias.

A abelha Irapuã possui coloração negra reluzente.

A abelha arapuá (ou irapuá) não tem ferrão. Ela é pequena, bem pretinha e tem duas pernas mais alaranjadas. A espécie é muito importante para a natureza, principalmente para a restauração florestal, reconstrução de sistemas. O Brasil tem cerca de 250 espécies de abelha sem ferrão.