Como acabar com bichinhos preto no armário da cozinha?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

O ideal é utilizar um pano levemente umedecido com vinagre e passar uma flanela seca ou papel toalha em seguida. Evite que os produtos fiquem em armários totalmente fechados, abra as portas dos móveis pelo menos duas vezes por semana. Todas as embalagens já abertas devem ser colocadas em potes hermeticamente fechados.

Dá uma olhada!

  1. Use uma solução de água sanitária diluída em água para lavar o armário. ...
  2. Aposte na solução de água com vinagre branco e detergente. ...
  3. Espalhe cravos nas prateleiras para afastar os insetos. ...
  4. Guarde os alimentos em potes de vidro herméticos.

A borra de café funciona como um inseticida natural e manterá afastado os invasores. Outra maneira de evitar que os carunchos invadam seus armários, é realizar uma limpeza periódica das prateleiras, bem como manter o local arejado.

Use folhas de louro
Folhas de louro são uma maravilha, guarde isso para você. A dica é adicionar uma folha de louro às latas e pacotes de produtos secos como farinha, arroz e outros grãos. O cheiro da erva é uma ótima forma de como espantar carunchos e outras pragas como traças dos cereais e até mesmo baratas.

Tentar “secar” o móvel pode ajudar a acabar com carunchos na madeira. Aproximar o móvel de um aquecedor jogando ar quente dentro dos buracos por um tempo pode matar as larvas. É preciso ter muito cuidado com o superaquecimento para não danificar a madeira.

Como matar larvas

  1. Utilize água fervente no local. ...
  2. Dilua água sanitária em água corrente. ...
  3. Limpe a lata de lixo com vinagre e água semanalmente. ...
  4. Use um pano para secar o local.

Sempre que possível, lave a comida com água quente para matar os ácaros e constantemente passe aspirador na despensa para evitar que eles se escondam. Por fim, tente reduzir a umidade dos ambientes que armazenam alimentos, visto que o ácaro da farinha se prolifera com mais facilidade em locais escuros e úmidos.

São insetos pequenos, menores até mesmo que o tamanho de uma formiga (2 a 12 mm comprimento) e sua coloração é marrom-claro. Costumam se alimentar de materiais orgânicos, tais como grãos, cola de livros, algas, derivados de amido e claro, o mofo.

Macarrão, grãos, farelos, rações, farinhas e arroz estão entre os pratos preferidos dos carunchos, mas eles consomem de tudo. A única coisa que não comem é a madeira das prateleiras. Isso, inclusive, ajuda a diferenciar uma infestação de gorgulhos de uma infestação de cupins, por exemplo.

Experimente deixar dentro dos armários um potinho sem tampa com borra de café e faça a troca a cada 15 dias. 3. Depois de fazer a limpeza dos armários, procure manter os alimentos em potes com tampa, caso o aparecimento de carunchos seja muito frequente na sua cozinha ou despensa.

Experimente secar a madeira.
Tente aquecê-los a uma temperatura de 60 °C e mantenha-a por 24 horas para matar os ovos, larvas e insetos desenvolvidos. Monitore os itens com cuidado para evitar o superaquecimento da madeira ou do estofado.

Caruncho (Anobium punctatum)
Possuem o tórax arqueado e o corpo quase cilíndrico, o tórax forma uma espécie de protórax onde está situada a cabeça que se encontra quase escondida. Os adultos possuem asas, sendo este o seu meio de propagação.

Use ervas para deter os gorgulhos.
Algumas folhas de louro podem ser colocadas dentro de cada recipiente de grão, farinha e cereal. Use as outras ervas nas prateleiras da despensa, ou eles podem mudar o sabor dos grãos.

As espécies mais conhecidas desse besouro, também conhecido como gorgulho, são o caruncho do arroz (Sitophilus oryzae), caruncho do milho (Sitophilus zeamais), caruncho do feijão (Acanthoscelides obtectus).