Como acabar com bichinhos na terra da planta?

Perguntado por: elancastre7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Se a infestação for muito grande, faça uma calda com angico, usando 100 g de folhas e vagens da planta, deixando de molho em 1 litro de água por uma semana. Depois dilua uma parte da calda para 10 partes de água, coloque em um borrifador e pulverize nas plantas que foram atacadas.

Água e detergente
Numa tigela com água, coloque uma dose de detergente, misture e coloque o torrão de raízes de uma forma que fique totalmente submerso. Deixe de um dia para o outro, pra que o detergente aja sobre a carapaça da cochonilha e a mate por asfixia (parece cruel, mas não tem outra forma).

do tatuzinho de jardim ou pelo menos dessa validade branquinha de calembolo que acaba sendo confundida como cochonilha ele é uma espécie de crustáceo terrestre. e é benéfico para o solo além de não causar danos às plantas ele ainda contribui com a decomposição de matéria orgânica O que é um bom motivo para.

Para o controle das larvas depositadas na terra ou substrato, aplique a calda de cavalinha (Equisetum ssp.). Este extrato, além de combater pragas, também pode ser usada para o controle de doenças veiculadas pelo solo e como fonte de nutrientes.

O controle biológico também pode ser feito com receitas caseiras. Uma delas, para locais com poucas plantas atacadas, é passar chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool ou vinagre. Ela deve ser passada na parte das folhas onde ocorre a infestação, de forma semanal.

Uma boa opção é misturar, em meio copo de vinagre de maçã, duas colheres (sopa) de açúcar e a mesma medida de detergente. Mexa até formar espuma e deixe a solução perto da fruteira. Outra dica simples para acabar com mosquitinhos da cozinha é cortar um limão ao meio e espetar cravos em sua superfície.

A canela em pau ou em pó
A casca da árvore caneleira é muito usada como tempero e esse condimento tem propriedades bactericidas e fungicidas. Isso quer dizer que o pau de canela pode combater fungos ou bactérias da sua planta mas, não serve contra insetos – senão, ela seria também "inseticida".

Para isso, prepare em um copo de vidro uma solução com bastante açúcar, vinagre e acrescente detergente no final. Com um garfo, misture bem o líquido até criar bastante espuma. Os mosquitinhos serão atraídos pelo açúcar, ficarão presos na espuma e acabarão morrendo dentro do copo. É uma boa armadilha!

Dúvidas frequentes sobre como acabar com cochonilha
Aplique álcool etílico 70% em spray sobre as plantas e deixe agir. O álcool não faz mal às plantas e, de preferência, deve ser aplicado bem cedo ou no fim da tarde. Outra dica é aplicar canela se houverem danos as plantas, como feridas em quedas de folhas.

PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.

Um método bastante simples e famoso de como acabar com cochonilha nas plantas é utilizar algodão embebido em álcool 70%. Basta remover manualmente os insetos enquanto limpa o vegetal com o algodão. Faça movimentos delicados e seja cuidadoso na hora do descarte para não espalhar a praga removida.

Você pode fazer inseticida natural com vinagre e detergente: Basta misturar uma medida de vinagre para três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Esse spray é recomendado para infestações de pulgões, lagartas e percevejos.

O controle mecânico para matar pulgões e também cochonilhas, pode ser feita a eliminação manualmente com ajuda de um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente.

Nematoides são vermes de tamanhos bastante variáveis e geralmente abundantes no solo e na água. Muitas vezes são parasitas de animais, insetos e também de plantas. Os parasitas de animais chegam a atingir vários centímetros de comprimento, enquanto os de plantas medem de 0,3 a três milímetros.

Nematoides são vermes microscópios e geralmente abundantes no solo, água doce e salgada e muitas vezes são parasitas de animais, insetos e também de plantas. Plantas do gênero Capsicum podem ter sua safra prejudicada por fitopatógenos, inclusive os fitonematoides.

O que são os pulgões? São bichinhos amarelos ou pretos que sugam a seiva das plantas e conseguimos ver a olho nu nas folhas e terra. Para acabar com essa praga, a "primeira coisa a fazer é dar um banho nas plantas em casa. Passe água e também um cotonete ou um papel toalha, eliminando manualmente cada um dos pulgões."

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.

Para evitar que as pragas cheguem até suas plantas, uma boa ideia é usar os aliados de sempre:alho e pimenta. Bata no liquidificador e coloque a mistura junto com álcool em uma garrafa por sete dias. Depois, é só diluir 100ml a cada 10 litros de água e pulverizar nas plantas para protegê-las.

Esses insetos voadores são hospedeiros de muitos fungos que causam doenças às plantas, mas é bem simples de evitá-los sem sair assassinando geral. Mosquitinhos aparecem quando a terra está exposta, constantemente molhada e com matéria orgânica em decomposição à vista.