Como acabar com assadura no pescoço do bebê?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Formulações com óxido de zinco, principalmente, são ótimas para a prevenção de assaduras. Os produtos também podem ser utilizados em áreas de fricção da própria pele, como o pescoço.

Para se livrar dessas manchas vermelhas, você precisa tratar as causas do intertrigo e usar produtos anti-irritação. Se a erupção persistir, fale com seu pediatra. Evite a maceração: Retire uma camada de roupa de seu bebê quando estiver quente.

Além disso, o amido é indicado para assaduras e não candidíase na região da fralda, que precisa de tratamento médico. O amido pode ser utilizado também para evitar brotoejas. Basta misturar uma colher do produto em um copo de água e passar nas partes do corpo onde as crianças suam mais, como o pescoço e as dobrinhas.

Popularmente chamado de Maizena, o amido de milho ajuda a evitar tanto a brotoeja nas dobrinhas do bebê como assaduras, pois, por ser mais consistente do que o talco, possui maior capacidade de absorção da umidade local.

Evite lenços e não use talco
utilizar talco é totalmente desaconselhável em qualquer situação. “A criança pode acabar inalando o pó, que tem componentes tóxicos capazes de prejudicar o aparelho respiratório da criança”, alerta a pediatra.

A indicação principal de nistatina + zinco é para assaduras de bebês, principalmente relacionadas ao uso de fraldas.

Uma dica super bacana também para evitar assaduras em bebês, é colocar uma colher de maisena na água do banho.

No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.

É útil saber que assaduras causadas por fraldas são comuns: mais da metade dos bebês de quatro a quinze meses terão assaduras causadas por fraldas ao menos uma vez em um período de dois meses. Mas não se preocupe, é comum e casos leves são curados entre 3 a 4 dias, com cuidados extras.

Geralmente caracteriza-se por uma lesão eritematosa (avermelhada), brilhante, com descamação nas regiões em contato com as fraldas (dermatite em W), poupando as dobras. Quando ocorre infecção por fungo (candidíase), o eritema fica mais intenso com algumas pústulas (bolinhas) e descamação podendo atingir as dobras.

Nos bebês, as glândulas sudoríparas ainda não estão completamente desenvolvidas. Por isso, principalmente nos dias de muito calor, nas áreas de maior transpiração, como o pescoço, as axilas e as dobrinhas do corpo, podem surgir pequenas bolinhas vermelhas ou esbranquiçadas, que podem causar irritação e coceira.

- Limpe as áreas irritadas com um produto lavante sem sabão que não desidrate a pele e seque. - Em seguida, aplique um hidratante nutritivo e cicatrizante adaptado à pele delicada dos bebês. Isso aliviará a irritação e promoverá a reparação da pele, reduzindo o risco de infecção.

O calor excessivo, seja ele causado pelo clima, pela exposição ao sol ou pelo uso de muitas roupas, leva ao abafamento dos poros e à irritação da pele. Como consequência, são formadas brotoejas. Elas são pequenas bolinhas vermelhas que causam coceiras no pescoço, debaixo dos braços ou nas dobrinhas das pernas.

O amido de milho pode ser usado como um recurso natural de efeito secativo da pele do bebê, diminuindo a incidência das comuns brotoejas. Um dos momentos mais gostosos de ter um recém-nascido em casa é poder passar a mão na pele tão aveludada do pequeno.

Tratamento: Para tratar a brotoeja o melhor a fazer é aliviar o desconforto para o bebê, principalmente ao refrescar e secar a área afetada. Banhos (de preferência de água morna), roupas frescas e a prevenção de condições que provavelmente causam suor são as principais recomendações para a criança com brotoeja.

Amido de milho contra assadura e brotoeja.
O amido de milho presente no amido de milho ajuda no incômodo da brotoeja, assim como o talco, mas dependendo da localização da lesão, como por exemplo no pescoço, não se deve fazer a aplicação, pois podem ser inalados pela criança, afirma a especialista.

As assaduras de bebê podem ser causadas por calor, umidade ou contato da urina ou das fezes com a pele do pequeno, quando este passa tempo demais com a mesma fralda molhada, por exemplo. Fora isso, pode acontecer alergias a certos produtos, como lencinhos de limpeza e outros itens de higiene.

Barbara, nessa estágio de "em carne viva", o ideal seria levar ao médico para iniciar um tratamento. Desejo melhoras... Primeiro uma boa higiene, com bastante água e sabão, em seguida usaria um talco anteséptico para ajudar a diminuir a dor, e procuraria um médico para avaliar a ferida.