Como acabar com acaro do coqueiro?

Perguntado por: egil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Apesar da importância do ácaro-da-necrose-do- coqueiro para a cultura, poucas são as alternativas de controle, sendo a aplicação de acaricidas a principal opção. No Brasil, existem apenas cinco acaricidas registrados para o controle dessa praga – abamectina, azadiractina, espirodiclofeno, fenpiroximato e hexitiazoxi –.

Como medidas de controle, os produtores de coco realizam a limpeza da copa do coqueiro, fazem o coroamento do solo, removem os frutos verdes do chão e depois os incineram (queimam) ou enterram. É importante adotar tais práticas para que a população da praga não aumente nem dissemine no coqueiral.

Em coqueiro-Anão, o ataque desse pulgão manifesta-se com mais severidade do que em coqueiro-gigante. Em casos de alta incidência da praga, o controle pode ser efetuado pulverizando-se as plantas infestadas com produtos à base de óleos vegetais emulsionáveis a 2% ou com um preparado de calda de fumo.

Existe ainda uma indicação de aplicar sal no olho do coqueiro (inserção de folhas novas) exercendo algum efeito de repelente às pragas do coqueiro.

Dentre as pragas dos coqueiros podemos destacar o ácaro da gema e do fruto, o ácaro da folha, pulgão, broca da folha, broca do tronco, broca do pedúnculo floral, broca do olho, barata do coqueiro, lagarta das folhas, lagarta verde das folhas, vaquinha do fruto, traça da inflorescência, colchonilha, gafanhotos, formigas ...

O ácaro-da-necrose-do-coqueiro é um organismo vermiforme de coloração branco- leitosa (Figura 1), de corpo extremamente pequeno com 0,1 mm a 0,2 mm de comprimento, dois pares de pernas, ciclo de vida curto e alto potencial biológico.

Para obter uma produção vigorosa, o coqueiro necessita de condições adequadas de solo, disponibilidade de água, nutrição equilibrada, temperatura e umidade relativa do ar elevadas, além de boa luminosidade.

O broca-do-olho-do-coqueiro é considerado uma das principais pragas do coqueiro, porque sua larva prejudica a região de crescimento desse vegetal. Além disso, o inseto adulto é o principal transmissor do verme Bursaphelenchus cocophilus, causador da doença anel-vermelho.

É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.

Recomenda-se também não cortar as folhas verdes, uma vez que a parte cortada constitui fonte de atração para insetos, como as coleobrocas. Em geral, antes de entrar em senescência, alguns elementos são translocados das folhas mais velhas para as mais jovens, sendo, portanto esta remoção prejudicial ao coqueiro.

A incorporação do calcário ao solo deve ser feita, pelo menos, 20 dias antes do plantio. A quantidade deve ser determinada com base na análise de solo. Durante o desenvolvimento do coqueiro ele necessita de três tipos de adubações, a de plantio, de formação e de produção.

Para locais onde a infestação é maior, recomendam-se soluções que contenham sabão, detergente ou pimenta. A mistura é feita com água e pulverizada nas folhas, como se fosse um inseticida comum. Uma receita, bastante conhecida, é feita através da mistura de sabão de potássio.

Prevenção de fungos e insetos
Basta misturar duas colheres (sopa) de vinagre branco e duas colheres (sopa) de chá de camomila. Em seguida, borrife sobre a planta.

De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem.