Como acabar com a samambaia no terreno?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A samambaia Pteridium arachnoideum faz parte de um grupo de plantas que têm um rizoma muito resistente. E, ainda, a samambaia apresenta uma particularidade: quanto mais cortar a planta, mais vigorosa ela vai rebrotar. Assim, a única solução é remover o solo e fazer a retirada dos rizomas.

A samambaia é uma planta cosmopolita e ocorre em solos ácidos e arenosos. Toda a planta é tóxica, mas o broto é a parte que apresenta maior toxicidade. Portanto, a utilização de queimadas aumenta o potencial de intoxicação da planta, uma vez que após a queimada, a samambaia brota.

Completando, especialistas informam que é comum a samambaia provocar lesões na bexiga e no intestino, sob a forma de verrugas, e tumores, que tinge a urina com sangue.

É importante lembrar que a escassez de alimentos é a principal causa de ingestão da samambaia pelos bovinos. Em sua maioria, as pastagens das regiões onde a samambaia é encontrada em nosso país são compostas de capim gordura (Mellinis minutiflora) ou Brachiaria decumbens.

Mantenha a sua planta com a luz ideal: Se elas estiver com a folhas queimadas ou amareladas, é sinal de que ela está recebendo excesso de luz do sol. Nesse caso, procure um local à meia sombra para que ela possa se recuperar.

SAMAMBAIA. > Elas sugam as energias negativas, mas devolvem para o ambiente as mesmas energias ruins e que não foram necessariamente transmutadas. > Por isso, a presença de samambaias em ambientes fechados pode causar cansaço físico e mental, insônia e alterações bruscas de humor.

A Dra. Aline Soares alerta que a ingestão do ptaquilosídeo, aquela substância presente na samambaia-do-campo, é um risco e pode levar a quadros de anemia aguda ou causar sintomas neurológicos, como ataxia, incoordenação e convulsões.

“Se você suspeita que seu pet ingeriu alguma planta ou alimento tóxico, entre imediatamente em contato com o veterinário de sua confiança”, ressalta a Dra.

As samambaias gostam de umidade, mas não gostam de solo encharcado. Se deixarmos o solo de samambaia muito encharcado corre o risco de suas raízes apodrecerem e você perder a planta. Por isso o ideal é regá-la diariamente com bem pouca água para manter a umidade da terra constante, mas evitando o encharcamento.

A samambaia é uma das espécies mais antigas da Terra e por conta das suas folhas pontudas, a planta é associada ao poder de cortar a inveja, olho-gordo, mau-olhado e demais energias negativas presentes no ambiente.

A samambaia é uma das plantas que traz a sensação de mata nativa para dentro de casa. Elas absorvem energias negativas limpando e purificando o ar. Já foi considerada um mico de decoração, mas voltou com tudo dentro de uma proposta de ambientes com elementos naturais em prol de mais qualidade de vida e bem-estar.

A planta serve como tônico para pessoas que sofrem de doenças e problemas respiratórios, como bronquite e asma. Além do mais, essa planta também combate casos de gripe, meningite, nematelminto, pneumonia resfriado, sarampo, solitária e vermes. Além do mais, ela pode ser usada no tratamento de febre e feridas.

Esses estudos demonstraram a potencialidade das samambaias como elementos chaves nas interações com herbívoros, como insetos galhadores, larvas e/ou formigas cortadeiras. Em adição, demonstrou-se que a predominante estratégia de defesa das samambaias é a partir de traços químicos.

Por isso, preferem uma iluminação mais suave, sem receber os raios de sol de forma direta. Assim, dê preferência sempre por locais bem iluminados, mas protegidos do sol. Outro ponto importante a se considerar é a ventilação. Samambaias não se dão bem com ventanias e preferem locais sem muitas correntes de ar.