Como acabar com a rinite e sinusite de uma vez por todas?

Perguntado por: ibrito6 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Como aliviar uma crise de rinite alérgica?

  1. Higienize o seu nariz. Uma dica muito legal é fazer a higienização do seu nariz. ...
  2. Faça uma leve inalação. ...
  3. Tome bastante água. ...
  4. Use as medicações prescritas pelo médico. ...
  5. Higienização frequente. ...
  6. Cuidado com os alergênicos. ...
  7. Uso de medicamentos. ...
  8. Realização da imunoterapia.

Beber muitos líquidos (para fluidificar e drenar melhor as secreções nasais). Fazer a "higiene nasal", isto é, aplicar nas narinas soluções salinas que promovem a drenagem das secreções e o descongestionamento do nariz (como soro fisiológico e água do mar esterilizada).

Principais causas – Além de alergias e viroses respiratórias, a inflamação na mucosa que reveste o nariz pode ser ocasionada por agentes infecciosos (bactérias e fungos), doenças metabólicas, autoimunes e degenerativas, gestacional, medicamentosa, por alterações do sistema nervoso autônomo, por uso de drogas, tabagismo ...

Cebola; Alho; Bebidas alcoólicas; Leite e derivados (em quem tem alergia à proteína).

Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.

Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Chá de alecrim
Colocar dois galhos de alecrim em fogo em dois litros de água e adicionar 10 centímetros de raiz de gengibre é um remédio muito eficaz para a sinusite.

A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

Há casos de sinusite crônica, quando os episódios duram mais de 12 semanas. Nessas situações, talvez seja necessário o médico pedir alguns exames de imagem para avaliar o quadro. O que fazer? Na maior parte das vezes, cuidados básicos e controle dos sintomas são suficientes para superar a sinusite.

Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro. “Procure manter o ambiente arejado, tomar bastante líquido, realizar a lavagem nasal diariamente e seguir as orientações do uso dos medicamentos prescritos pelo médico”, explica Pitelli.

A rinite não tem cura, mas pode ser tratada e controlada, diminuindo as crises com o tempo, enquanto que a sinusite pode ser resolvida a partir do tratamento adequado.

A reação provoca os sintomas que caracterizam a rinite: nariz entupido, coriza (nariz escorrendo), espirros, coceira e diminuição da capacidade de sentir cheiro.

Chá de camomila
A camomila é conhecida por suas propriedades antiinflamatórias e relaxantes. Essas propriedades podem ajudar a aliviar a congestão nasal e acalmar a irritação da garganta, outro sintoma comumente associado.

Assim como os fatores ambientais citados, alguns alimentos também podem aumentar a produção do muco. Dessa forma, pessoas que sofrem com a sinusite crônica devem ficar atentas a eles, sendo os principais: leite, farinha de trigo, ovos, chocolate, alimentos industrializados e bebidas alcóolicas.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Fluimucil® é um medicamento que age sobre as secreções (muco) das vias aéreas (nariz) deixando-as menos espessas, ajudando na limpeza. Também possui ação antioxidante nos processos inflamatórios nasais.

Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.