Como acabar com a praga do limão?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

O tratamento contra esta praga nos limoeiros deve ser iniciado quando aparecerem as primeiras lagartas mineiras. Se optar pelo luta biológica, utilize predadores generalistas (crisopas) e parasitóides. Caso opte pela luta química, evite a utilização de produtos de largo espectro de acção.

Faça uma limpeza nas árvores durante o inverno. Retire os ramos-ladrões e também os doentes e secos da planta. Utilize calda bordalesa e pincele no local dos cortes. Os limoeiros precisam de muita água para crescerem, no entanto, não se dão bem com solos encharcados.

Como não gostam de umidade, procure borrifar água na planta regularmente. Para casos mais severos, faça uma calda usando 10 cm de fumo de rolo e 50 g de sabão de coco. Deixe de molho em 1 litro de água por 24 horas; depois coe a mistura e borrife nas plantas.

O limoeiro é uma árvore que precisa de luz e umidade, por isso você deverá plantá-la em um lugar onde pegue bastante sol e regá-la assiduamente.
...
Vai precisar de:

  1. Adubo rico em nutrientes.
  2. Sementes de limoeiro.
  3. Água.
  4. Tesoura de podar.
  5. Alicates.

Em plantas de citros, como por exemplo, limão, laranja e bergamota, além dos inseticidas naturais, você pode aplicar uma solução de leite cru a 30%.

O extrato de alho e cebola é um inseticida natural indicado para o combate dos pulgões em plantações de beterraba, alho e cebola. Nas plantações de tomate, o mesmo extrato é um excelente fungicida natural.

Para isso, é necessário um pedaço de algodão embebido em uma mistura de água, vinagre ou álcool em partes iguais. Após molhar o algodão nessa solução, passe-o nas folhas e nos caules das plantas para eliminar essas pragas. O ideal é que essa operação seja feita semanalmente.

O controle mecânico para matar pulgões e também cochonilhas, pode ser feita a eliminação manualmente com ajuda de um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente.

  • Gomose Melanose. Verrugose Podridão de frutos.
  • Rubelose Estrelinha. Antracnose Pinta preta.
  • Mancha de Alternária. Fungos de revestimento.

Isso acontece porque o excesso de água acaba afogando as raízes da sua planta, que apodrece e passa a ter folhas amareladas que caem logo em seguida. “Por isso, é importante sempre verificar se o solo está muito seco ou encharcado para ir adequando a quantidade de rega da planta”, ressalta a paisagista.

Ferro. Sintomas de clorose de ferro, ou amarelamento no citros, primeiramente aparece em folhas jovens. Sob deficiência severa, as folhas quase adquirem coloração branca, ficam atrofiadas e caem prematuramente. A cultura do limão é mais sensível à deficiência de ferro do que laranjas e toranjas.

ÓLEO DE NEEM. Além de matar as pragas, o óleo de neem pode ser usado também para impedir que elas apareçam. Dilua 1 colher de sopa de óleo de neem em 1 litro de água e borrife em toda a planta. Como medida de proteção, pode ser usada de uma a duas vezes por mês.

Você pode fazer inseticida natural com vinagre e detergente: Basta misturar uma medida de vinagre para três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Esse spray é recomendado para infestações de pulgões, lagartas e percevejos.

Fungicida. Faça um fungicida natural com 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 5 litros de água e pulverize quando necessário na sua horta ou jardim.