Como acabar com a gordura da barriga na menopausa?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

Outras recomendações para emagrecer e perder barriga na menopausa incluem:

  1. Fazer pelo menos 6 refeições ao longo do dia;
  2. Mastigar bem e devagar os alimentos;
  3. Beber cerca de 2 litros de água por dia. ...
  4. Priorizar cereais ricos em fibras, como arroz integral, pão integral e macarrão integral;

A principal conclusão foi que, independentemente de se ganhar ou não peso na meia-idade, após a menopausa as mulheres apresentam uma mudança na localização de suas reservas de gordura, que passam a se concentrarmais no abdômen, em relação ao período fértil. Esta alteração deve-se à queda nos níveis de estrogênio.

Para tratar essa condição, em geral, são usados métodos anticoncepcionais hormonais. Mudanças na dieta, especialmente a eliminação de alimentos que causam picos de açúcar no sangue, também podem ajudar.

Alimentos para evitar na menopausa

  • Salgadinhos e biscoitos. ...
  • Produtos apimentados. ...
  • Alimentos para evitar na menopausa: fast-food. ...
  • Álcool. ...
  • Alimentos para evitar na menopausa: cafeína. ...
  • Carnes gordurosas.

Democrática por natureza, a caminhada é um ótimo exemplo de exercícios na menopausa, pois envolve poucos riscos. Além disso, ela pode ser feita na esteira, na academia ou mesmo no seu bairro, em sessões de 30 minutos três ou quatro vezes na semana.

Como perder barriga rápido

  1. Fique em déficit calórico. Ou seja, na dieta, procure consumir menos calorias do que o seu organismo gasta. ...
  2. Faça aeróbicos. ...
  3. Treine abdômen. ...
  4. Não esqueça da lombar. ...
  5. Pare de pensar em gordura localizada.

A alimentação na menopausa é importante para aliviar os sintomas e garantir o bem-estar físico e emocional da mulher, sendo recomendado aumentar o consumo de alimentos ricos em fitoestrogênios, vitamina C, E, D, cálcio e ômega-3, por exemplo, como é o caso dos frutos secos, cereais, leite desnatado, queijo branco e ...

O período que antecede a menopausa e a pós-menopausa é cheio de desafios. A mulher enfrenta diversos desconfortos, como aumento da gordura corporal e dificuldade no emagrecimento. Isso acontece devido aos níveis de estrógenos, que vão diminuindo ao longo do tempo, provocando várias alterações no corpo feminino.

Durante a altura da menopausa, a distribuição do tecido adiposo muda de forma específica, acumulando excesso de gordura no abdómen, causando a famosa “barriga” – aquela que mói e demora a ir embora. A melhor estratégia é não esperar que ela se instale, mas sim contrariá-la aos primeiros sinais(2).

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Perder peso tem o mesmo efeito. Por isso, quanto mais peso você perde, mais forte é o efeito da leptina. A leptina é, portanto, um dos hormônios para emagrecer.

grelina

Os hormônios também têm papel importante. Enquanto a grelina faz sentir fome, altos níveis de T3 e 74 aceleram o metabolismo e podem ajudar a perder peso, por exemplo.

A barriga saliente, também chamada de pochete, que não desaparece nem mesmo com dieta e exercícios, pode ser resultado da má postura. O excesso de volume na região abdominal pode ser resultado dos vícios de postura que adotamos ao longo da vida.

Os alimentos indicados são: cereais integrais (arroz, quinoa em grãos, aveia, amaranto), frutas e verduras amarelas e vermelhas, as hortaliças e folhosos verdes, ovo cozido, oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas) gérmen de trigo, semente de girassol, gergelim e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões, grão de bico);

Maracujá com mel

  • Polpa pura de 1 maracujá;
  • 1/2 litro de água;
  • 2 col (sopa) de mel.

Um pouco mais tarde, em torno dos 35 anos, inicia-se a fase do climatério, que se prolonga até os 65 anos de idade da mulher. Essa fase apresenta vasta sintomatologia, que circula entre mudanças físicas, psicológicas e sociais.

Após a menopausa, as mulheres tendem a aumentar a gordura na região abdominal, elevando o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, resistência à insulina e diabetes - explicou.

Para tratar da pele na menopausa a mulher pode seguir algumas dicas, como: Aplicar creme hidratante, depois do banho enquanto a pele ainda está úmida. Utilizar filtro solar com fator mínimo de 15, para proteger a pele dos raios solares.

Quando a pessoa ingere mais calorias do que gasta, esse excesso é armazenado na forma de gordura. A região onde esse depósito se localiza, por sua vez, é determinada por fatores genéticos, levando a gordura a se acumular nas áreas mais flácidas.