Como acabar com a escassez?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Além da transposição, da dessalinização e do uso de águas substerrâneas, o uso de águas residuárias tratadas (água de reúso) também pode ser uma alternativa para enfrentar a crise de água. Nessa técnica, esgoto é tratado para que direta ou indiretamente possa ser usado novamente pela população.

A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela ONU – Organização das Nações Unidas – fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.

O primeiro passo é a retirada do recurso hídrico dos mananciais, que reservam água no subterrâneo (lençóis freáticos e poços profundos) e na superfície (rios, barragens e lagos). A ideia é captar dos mananciais e devolver à natureza após o cuidado necessário.

A agropecuária é a atividade que mais consome água em todo o mundo, sendo responsável por 70% de toda a utilização feita pelos seres humanos, de acordo com números da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Falta de saneamento
Um dos maiores vilões da qualidade da água no Brasil é a oferta de saneamento básico. Pouco mais da metade da população brasileira, 52,4%, tinha coleta de esgoto em 2017, e apenas 46% do esgoto total é tratado, de acordo com o SNIS.

São diversos os métodos para desinfetar a água e torná-la potável. Alguns mais tradicionais, como cloração, decantação e filtragem, e outros mais específicos, como desinfecção por ultravioleta e dupla filtração.

Para que o país não passe por crises hídricas no futuro, pesquisadores, empresas e órgãos públicos buscam soluções para evitar o desperdício. Aproveitamento da água da chuva, reúso, construções sustentáveis, dessalinização e despoluição são algumas das medidas possíveis para que a falta não se torne rotina.

Marcia também reforça que as causas mais comuns para a crise hídrica, tanto no mundo quanto no Brasil, são: desperdício de água; diminuição do nível de chuvas; aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), mais de 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água tratada no Brasil e o sistema de abastecimento de água potável gera 37% de perdas, em média. A falta de tratamento do esgoto compromete mais de 110 mil quilômetros dos rios brasileiros que recebem os dejetos.

5 formas de melhorar o saneamento básico do município

  1. 1# Preservar rios e mananciais. ...
  2. 2# Reduzir o vazamento de água potável. ...
  3. 3# Coletar o esgoto da forma correta. ...
  4. 4# Investir em educação ambiental para a população. ...
  5. 5# Unir esforços de empresas públicas e privadas.

Dicas simples de como economizar água

  1. Não demorar no banho;
  2. Limpar as calçadas utilizando a vassoura;
  3. Fechar a torneira enquanto estiver lavando louça;
  4. Resolver rapidamente os problemas de vazamento de água;
  5. Regar as plantas e o jardim com regador e não com mangueira;
  6. Utilize baldes para lavar o seu veículo;

Preservar rios e mananciais: mananciais e rios são principais fontes de retirada de água para consumo da população, a qualidade dessa água impacta diretamente na saúde da população. Evitar e denunciar ligações clandestinas e vazamentos: muita água no país é perdida no sistema de distribuição.

Procure meios de economizar a água. Capte, reserve e reaproveite a água da chuva. Incentive a sua família e os seus amigos a economizar também. Preserve as matas ciliares: essas matas garantem a qualidade da água, a vida selvagem, que evitam o assoreamento e que os restos de detritos de esgotos cheguem até o rio.

A falta de água vai impactar a produção de alimentos, mas também a produção de energia, além do abastecimento direto de água”. Por isso, a conscientização é primordial e não está limitada, somente, ao consumo doméstico.

Pois se a água é um bem essencial, a falta dela terá impactos sociais, econômicos e ambientais. São exemplos esvaziamento das cidades, baixa produção agrícola e industrial, falta de emprego, entre muitos outros.

Soluções sustentáveis são técnicas químicas, físicas e sociais que causam menos danos à natureza e ao ser humano. Elas compreendem qualquer prática que colabore com a preservação do ecossistema, como a reciclagem, a economia de água e luz e as políticas públicas de conscientização.

8 hábitos sustentáveis que ajudam o planeta e economizam dinheiro

  1. Separe o lixo.
  2. Economize água em casa.
  3. Aproveite todas as partes dos alimentos.
  4. Promova a economia local.
  5. Deixe o carro na garagem.
  6. Economize energia elétrica.
  7. Reutilize embalagens.
  8. Evite compras por impulso.

Utilize mais transporte público e outros meios que não poluem o meio ambiente, como bicicletas e patinetes elétricos. Comece a caminhar mais também! Além de conseguir ver coisas que passam despercebidas quando você está de carro, você desestressa e pode até perder aqueles quilinhos “a mais”.

Três maiores gastos foram com calçados, roupas e contas de celular. Grande maioria acha celular mais necessários que um eletrodoméstico.