Como acabar com a cochonilha no pé de limão?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Para combater o ataque de cochonilha, recomenda-se o emprego de inseticidas específicos junto com óleo mineral. Os produtos, que devem ser comprados com a apresentação de receituário agronômico, podem ser adquiridos em casas agropecuárias no varejo local com a supervisão de um agrônomo ou técnico agrícola.

A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%.

Para isso, é necessário um pedaço de algodão embebido em uma mistura de água, vinagre ou álcool em partes iguais. Após molhar o algodão nessa solução, passe-o nas folhas e nos caules das plantas para eliminar essas pragas. O ideal é que essa operação seja feita semanalmente.

Para controle, recomenda-se a eliminação das plantas invasoras, que também podem ser hospedeiras da praga, implantação de cercas vivas no pomar, restrição da entrada de pessoas e maquinários no talhão, bem como a poda de galhos e ramos infestados, sendo essas medidas eficientes para todas as espécies de cochonilhas que ...

“O ataque das cochonilhas ocorre em plantas que estão submetidas a condições ambientais e/ou nutricionais impróprias. Portanto, evite a falta de água, déficit de nutrientes e adubação em excesso”, aconselha a engenheira agrônoma Fabiana Fróes. Uma vez identificada, o primeiro passo do tratamento é retirar as pragas.

A cochonilha-rosada, praga que ataca mais de 200 espécies vegetais, poderá ser combatida com um inimigo natural, a joaninha Cryptolaemus montrouzieri, que também é predadora voraz de diversas espécies de cochonilhas e pulgões.

Você pode fazer inseticida natural com vinagre e detergente: Basta misturar uma medida de vinagre para três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Esse spray é recomendado para infestações de pulgões, lagartas e percevejos.

Para matar as cochonilhas com o álcool, basta borrifar o álcool diretamente sobre as cochonilhas, onde quer que estejam na suculenta. Certifique-se de verificar os difíceis de ver lugares próximos ao tronco. Pulverize-os muito bem com o álcool.

Faça uma limpeza nas árvores durante o inverno. Retire os ramos-ladrões e também os doentes e secos da planta. Utilize calda bordalesa e pincele no local dos cortes. Os limoeiros precisam de muita água para crescerem, no entanto, não se dão bem com solos encharcados.

As principais pragas do limoeiro

  • Ácaros.
  • Cochonilha (lapa)
  • Lagarta mineira.

O extrato de alho e cebola é um inseticida natural indicado para o combate dos pulgões em plantações de beterraba, alho e cebola. Nas plantações de tomate, o mesmo extrato é um excelente fungicida natural.

Alguns métodos de controle como o uso da solução de sabão, da solução de fumo com pimenta malagueta e solução de sementes de mostarda, têm funcionado bem no controle da cochonilha.

Você reconhece a cochonilha, quando, na sua planta encontra um amontoado esbranquiçado, seja no caule, nas folhas, brotos ou veios. Além de sugar a seiva das plantas, liberam um óleo, deixando-a encerada e suscetível ao ataque de fungos.

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.

Para retirar o fungo preto das folhas, faça aplicação de calda com 1% de óleo mineral ou vegetal, repetindo o procedimento com um intervalo de 10 dias.

Geralmente, a melhor época para podar esta árvore são os primeiros meses do ano — janeiro e fevereiro — e os primeiros meses do verão (junho e julho). Mas isto pode variar em função do estado da árvore. Quando o limoeiro é jovem, pode-se podar em qualquer altura do ano, sempre que não exista o risco de geadas.

Folhas enrugadas em pomares de limão podem ser resultantes do ataque de pulgões, larva-minadora ou deficiência mineral. Nos limoeiros e em outras plantas os pulgões normalmente excretam o excesso de substância açucarada que sugam (seiva), atraindo formigas que acabam esparramando o líquido pela superfície da folha.