Como acabar com a cochonilha escama farinha?

Perguntado por: dhernandes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

O controle da cochonilha Escama Farinha é realizado com a aplicação de adulticidas com reguladores de crescimento e/ou óleo mineral, utilizados isoladamente ou misturados para pulverização no tronco e nos ramos. No controle realizado apenas com óleo mineral, são necessárias dosagens que variam de 1 a 2% da calda.

PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.

O método de controle mais comum é o uso de soluções caseiras, como água e sabão; álcool etílico, detergente e água quente; e fumo com pimenta malagueta. “As soluções devem ser borrifadas nas plantas uma vez por semana durante todo mês até a erradicação da praga”, ensina Fabiana.

O ataque dessa e de outras pragas sempre ocorre em plantas submetidas a condições ambientais e/ou nutricionais impróprias. Entre os fatores que propiciam esses ataques, destaca-se a existência de solo ou substrato inadequados, quantidade insuficiente de luz, falta de água, déficit de nutrientes ou adubação em excesso.

Mas, é possível combater a cochonilha não deixando de faltar cálcio na planta. Para combater esse tipo de praga de jardim, passe uma escovinha na planta com água e sabão de coco retirando as partes mais atacadas. Se a cochonilha estiver no substrato, submerja a planta em um vaso de água com umas gotinhas de detergente.

A cochonilha-rosada, praga que ataca mais de 200 espécies vegetais, poderá ser combatida com um inimigo natural, a joaninha Cryptolaemus montrouzieri, que também é predadora voraz de diversas espécies de cochonilhas e pulgões.

Não aplique o produto em alimentos, utensílios de cozinha, aquários, plantas, nem perto de chamas ou locais quentes. Caso for aplicar num cômodo inteiro, tire as outras pessoas e animais domésticos do local. Proteja seu rosto e pulverize SBP no ar em várias direções, e saia logo em seguida.

Assim como outras pragas, a cochonilha pode ser eliminada com inseticidas. Entretanto, é fundamental sempre ter em mente que a infestação pode atingir diversas partes da planta. Então, é possível que, mesmo após a aplicação, alguns ovos podem ser eclodidos futuramente.

Para matar as cochonilhas com o álcool, basta borrifar o álcool diretamente sobre as cochonilhas, onde quer que estejam na suculenta. Certifique-se de verificar os difíceis de ver lugares próximos ao tronco. Pulverize-os muito bem com o álcool.

COCHONILHAS E PULGÕES EM SUCULENTAS
O uso do álcool isopropílico 50% ou 70% (isopropanol é outro nome para ele) que se encontra em farmácias tem tido bastante eficiência no combate. Além de não queimar as plantas ele mata até a cochonilha de carapaça que é resistente.

Você pode fazer inseticida natural com vinagre e detergente: Basta misturar uma medida de vinagre para três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Esse spray é recomendado para infestações de pulgões, lagartas e percevejos.

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.

As cochonilhas costumam se instalar nos caules, sob as folhas e, às vezes, até mesmo nos frutos. Esses insetos parecem manchas, pois são quase estáticos. Já os pulgões costumam ficar em grande quantidade nas nos botões de flores, nas folhas novas, nos caules mais novos e macios.

Alho e cebola
Alho (Allium sativum) e cebola (Allium cepa) também podem ser usados como inseticida natural. Para isso, deixe ferver cinco dentes de alho e metade de uma cebola em um litro de água por aproximadamente dez minutos. Após esfriar, coe e pulverize a mistura nas plantas afetadas durante o sol baixo.

É melhor salvar do caule pra cima e dispensar as raízes. A cochonilha de raiz fica só na parte de baixo da planta, então algumas estacas podem enraizar. Faça as estacas usando uma tesoura de desbaste e, plante-as num vaso com substrato novo.

Outra opção para controlar e eliminar a infestação de pulgão branco é pulverizando óleos naturais no inverno, pois eles criam um ambiente desfavorável para a postura de ovos. Podem ser aplicados Neem ou Piretrina como repelentes.