Como acabar com a cistite rápido?

Perguntado por: ubarreto8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina. Por se tratarem de remédios antibióticos, sua compra é feita somente mediante retenção da prescrição médica.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.

Por sinal, para cistite, existe remédio de dose única, que é a fosfomicina, mas nem sempre ela é a opção mais indicada. Além dos antibióticos que combatem as bactérias e tratam a infecção, existem remédios para aliviar os sintomas.

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

Uretrite – o tratamento da uretrite costuma ser o mesmo para homens, mulheres e crianças, sendo proposto o uso de antibióticos durante 7 dias, sem interrupções. Cistite – o tratamento de mulheres com cistite, pode ser realizado com administração de antibióticos por 3 dias, prolongando-se somente após avaliação médica.

Os sintomas podem piorar durante a ovulação ou menstruação, alergias sazonais, estresse físico ou emocional ou relação sexual. Os alimentos com alto teor de potássio (por exemplo, frutas cítricas, chocolate, bebidas cafeinadas e tomates), comidas picantes, fumo e álcool podem piorar os sintomas.

Pyridium serve para cistite? Sim, Pyridium pode ser receitado para aliviar os sintomas da cistite. O medicamento é composto por fenazopiridina, substância que é excretada na urina e exerce um efeito analgésico tópico sobre a mucosa do trato urinário.

A Cistite tem cura. O tratamento é feito de acordo com o resultado dos exames laboratoriais e a escolha do médico junto ao paciente. Geralmente, o tratamento da Cistite é feito com a administração de medicamentos antibióticos. Casos mais simples de Cistite podem ser curados pelo próprio organismo.

“O ato sexual pode causar incômodos e dores durante o quadro de infecção urinária. Em função do desconforto, é indicado que a prática seja evitada.

Todos os homens com sintomas sugestivos de cistite devem colher urocultura e iniciar tratamento antibiótico empírico. As melhores opções são: Trimetoprim-sulfametoxazol (Bactrim) 160/800 mg de 12/12 horas por no mínimo 7 dias. Levofloxacino 500 mg 1 vez por dia por no mínimo 7 dias.

No entanto, abaixo estão alguns chás que podem ajudar a complementar o seu tratamento:

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.
  • Antisseptico Vias Urinarias.
  • Cystex 24 Drágeas.

Pode-se adicionar camomila, sândalo ou benzidamina; Deixe o líquido esfriar um pouco e, quando a água estiver morna, coloque o conteúdo em uma bacia, de forma que o líquido cubra sua parte íntima por alguns minutos; Permaneça de 5 a 10 minutos; Saia do banho de assento e enxugue a região com uma toalha macia.

Ardor ao urinar (disúria) Dores nas costas e no baixo ventre; Sangue na urina nos casos mais graves.

A cistite causa dor ao urinar, dor na bexiga, baixo ventre e costas e necessidade de urinar frequentemente.

Tipos de infecção urinária
Uretrite (ureter) Cistite (bexiga) Prostatite (próstata – apenas em homens) Pielonefrite (rim)

A saber, essa infecção pode desaparecer sozinha em alguns dias, principalmente quando do tipo leve.

Pacientes em que a cistite de repetição é recorrente podem precisar de um tratamento mais prolongado. Nessa situação, o médico pode indicar o uso de um antibiótico em dose menor por até um ano. Uma forma de evitar que as infecções na bexiga sejam frequentes é não ficar longos períodos sem urinar.

Antiespasmódicos e analgésicos: No tratamento da infecção urinária, os antiespasmódicos e analgésicos são medicamentos empregados para aliviar os sintomas associados ao trato urinário, tais como dor e ardência durante a micção, desconforto abdominal e sensação de pressão na região inferior do abdômen.