Como acabar com a carência emocional?

Perguntado por: ldamasio2 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Como superar a carência afetiva

  1. Reconheça o problema. Adquirir consciência do problema é o primeiro passo para superá-lo. ...
  2. Encare o seu problema sem culpa. Todos nós sempre teremos problemas e desafios a enfrentar. ...
  3. Não sufoque o outro. ...
  4. Concentre esforços para se transformar. ...
  5. Aprenda a confiar.

Dificuldades emocionais
Como falei, uma das grandes causas da carência é o desamparo e a falta de afeto ao longo da vida — com destaque para a infância e a adolescência. Essa experiência é muito significativa, pois gera efeitos emocionais traumáticos.

Confira abaixo alguns sintomas de carência afetiva:

  1. Dependência emocional;
  2. Ciúme em excesso;
  3. Medo de ficar sozinho;
  4. Problemas interpessoais;
  5. Necessidade de atenção constante;
  6. Submissão;
  7. Tendência a se envolver em relacionamentos tóxicos;
  8. Excesso de autocobrança.

Pessoas carentes procuram sempre estar perto de outras pessoas. Elas costumam ter muita proximidade com seus familiares, amigos e cônjuge. Além da necessidade da presença física, sobretudo em ambientes movimentados, elas gostam do contato físico, como abraços e beijos.

Resultados encontrados para Remédio para Carência de Vitaminas:

  • QUESTRAN LIGHT. Uso na lactação: deve-se administrar Questran Light com cautela às mulheres que estejam amamentando. ...
  • GINSENG REFORÇADO. ...
  • ELEVIT geriátrico. ...
  • ADEROGIL D3 Gotas. ...
  • ADEROGIL D3 Ampolas Orais.

Somente Jesus tem o poder de equilibrar nosso interior, somente Ele é capaz de suprir as nossas carências, por isso, através da oração, contemplação e adoração poderemos fazer deste momento de provação e dificuldade uma bela oportunidade para a cura e para a libertação de toda a espécie de carências.

A carência afetiva não se limita somente aos relacionamentos afetivos. Ela também afeta as relações platônicas, como amigos, familiares e colegas de trabalho. Além disso, o indivíduo carente se coloca em uma posição de vulnerabilidade emocional, podendo ser vítima de atitudes mal-intencionadas de outras pessoas.

Muitas vezes a falta de carinho e afeto, vem da consequência da relação familiar, a frieza dos pais, a falta de diálogo, são fontes para que o filho ache isso “normal”, e dê continuidade a esse modo de agir, e depois venha a sofrer dificuldades em relacionamentos lá na frente.

Um abraço, uma palavra, um gesto, são formas de demonstrar seu apreço por outras pessoas. Essas atitudes são importantes porque geram um sentimento de acolhimento que faz muito bem ao ser humano. Para confirmar isso basta se lembrar do último gesto de carinho que recebeu e de como se sentiu.

Em maior ou menor grau e por um longo ou curto espaço de tempo todos nós sentimos algum tipo de carência, seja a afetiva, física, moral ou espiritual.

Seu principal argumento afirma que a carência orgânica, e sobretudo suas repetições, é estruturante do funcionamento dos processos psíquicos. O psiquismo se constitui, a partir desse pressuposto, através de sua própria insuficiência, expressa na ausência de um objeto de satisfação a priori.

  • Acabou a confiança mútua. ...
  • Não há sinais de cumplicidade. ...
  • O casal entrou em um dinâmica tóxica. ...
  • Um dos dois (ou os dois) não quer mudar. ...
  • Os planos de vida já não são os mesmos. ...
  • O sexo também é danoso. ...
  • O amor acabou.

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Tratamento. O principal tratamento para a dependência emocional é a psicoterapia. Para isso, é necessário que o indivíduo seja identificado com esse transtorno. Muitas intervenções psicoterapêuticas são eficazes para reduzir esses comportamentos que o paciente dependente tem.

A suplementação de vitamina B12 pode ser feita com metilcobalamina ou cianocobalamina.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11, 28-30).

Por isso, precisamos orar mais em favor da nossa tranqüilidade, dirigindo-nos diretamente a Deus, principalmente para vencer a insegurança e o medo. Orar é um ato de fé e de confiança na bondade do Pai Celestial, que nos criou para sermos felizes.

Muitas vezes, uma carência física ou mental implica a existência de uma necessidade. Ou seja, as necessidades são aquelas situações nas quais o ser humano sente a falta ou a privação de alguma coisa. Quando o nível de carência é muito intenso, transforma-se em necessidade.

As pessoas carentes de amor são aquelas que, provavelmente, cresceram privadas de afeto e proximidade emocional. Aquelas que esperavam o calor de alguns abraços, o apoio de algumas palavras carregadas de amor ou que, simplesmente, não se sentiram suficientemente envoltas pelas pessoas ao seu redor.

Confira, a seguir, sete atitudes que você deve ter para ajudá-la e ajudar a si mesmo.

  1. 1 – Proteger-se. ...
  2. 3 – Ser Empático. ...
  3. 4 – Conversar. ...
  4. 5 – Ser Exemplo. ...
  5. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  6. 7 – Tenha Paciência.

A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.