Como acabar com a candidíase naturalmente?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

“Caso a imunidade continue baixa, a mulher continue estressada, com uma alimentação inadequada, usando roupas molhadas, a candidíase volta a aparecer. Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista.

Dicas para evitar A coceira vaginal
É importante lavar a região com sabonetes específicos, de preferência líquidos que não agridam o PH da área, pois os sabonetes em barra usados por toda a família podem ser agentes de contaminação.

Em adultos e idosos, a candidíase oral pode ser transmitida de pessoa para pessoa, também por meio do beijo, contato sexual e compartilhamento de utensílios e objetos contaminados.

O comprimido vaginal para candidíase Gino-Canesten® é um tratamento em dose única. A aplicação de 1 dia em dose única pode ser a preferida de mulheres e pessoas com vagina que possuem um estilo de vida agitado ou que optam por um tratamento rápido e conveniente.

O creme vaginal candidíase deve ser utilizado durante 3 dias consecutivos. Para as mulheres e pessoas com vagina que preferem um tratamento mais longo em comparação ao tratamento de 1 dia. O tratamento é fácil de usar em casa e os sintomas de irritação devem começar a desaparecer em pouco tempo.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Vegetais e frutas ricos em amido e açúcar:
Convém evitar abacaxi, manga e banana. Entre os vegetais mais indicados podemos citar brócolis, abobrinha, alface e berinjela. Por outro lado, batatas em geral, abóbora e beterraba devem ser evitados.

Nos genitais- a candidíase genital-
E também antes da menstruação e podem ser aliviados com a aplicação de cremes antifúngicos ou com o uso de medicação oral.

“Como tratamento auxiliar, pode-se utilizar o banho de assento com bicarbonato de sódio que, por ter o pH alcalino, reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para a proliferação dos fungos, em especial da Candida”, esclarece Fabiana.

O principal remédio para candidíase como comprimido é o Fluconazol, mas o Itraconazol também pode ser prescrito.

Gino-Canesten Calm vai além dos sabonetes íntimos de higiene diária por ser o único indicado para o alívio por 12 horas das coceiras e incômodos. Sua ação colabora no abrandamento do desconforto causado por problemas como Candidíase e pelo uso de absorventes ou calcinhas com tecido sintético.

Quando não tratada, a doença pode facilitar o surgimento de problemas secundários, como a infecção urinária.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias. Isso vai depender do medicamento indicado pelo médico. As gestantes podem fazer o tratamento normalmente.

Por mais que a candidíase não seja uma doença sexualmente transmissível, não é recomendado transar durante o período agudo da enfermidade. “Toda vez que a mucosa vaginal ou vulvar está inflamada, ela aumenta riscos para outras infecções virais, como HPV, herpes, HIV, hepatite, entre outras”, conta o especialista.

2 - Procure não coçar
Lembre-se que a área já está inflamada, portanto coçar só vai aumentar o desconforto, fora o risco de se machucar. Daí a importância de iniciar rapidamente o tratamento para acabar com os sintomas.

Banho de assento com bicarbonato de sódio Para fazer esse banho de assento, coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para um litro de água filtrada e permaneça na bacia de 15 a 30 minutos.

Causas da candidíase de repetição:
Alimentação – Uma dieta rica em açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas e carboidratos aumenta os níveis de glicose no sangue e altera o pH da vagina, deixando o ambiente “perfeito” para a proliferação da cândida.

A recomendação é que a higiene deve ser feita três vezes ao dia, de preferência com água, sabonete especial e usando somente os dedos. Esponjas, cotonetes ou qualquer outro apetrecho devem ser descartados, pois podem raspar a vulva e provocar ferimentos.

A área genital pode tornar-se vermelha e inchada. A mulher pode ter uma secreção branca, muitas vezes espessa e semelhante a uma coalhada. Os sintomas da candidíase vaginal podem piorar uma semana antes do início da menstruação.

Apesar da candidíase vaginal, também conhecida como monilíase vaginal ou vulvovaginite por Candida, ser a forma mais comum de candidíase, ela está longe de ser a única. Candidíase é o nome que damos a qualquer infecção fúngica causada pelas várias espécies do fungo Candida.