Como acabar com a candidíase com bicarbonato?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Para tratar a candidíase na boca, prepare uma solução a 5% (50 gramas de bicarbonato para 1 litro de água) e faça bochechos, cuspindo o produto em seguida. No caso da candidíase vaginal, a mesma solução deverá ser preparada com água morna para que você faça um banho de assento.

Quando a infecção já está em andamento, uma opção para aliviar a coceira causada pela candidíase é fazer um banho de assento com bicarbonato de sódio.

“Como tratamento auxiliar, pode-se utilizar o banho de assento com bicarbonato de sódio que, por ter o pH alcalino, reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para a proliferação dos fungos, em especial da Candida”, esclarece Fabiana.

Sim, as cascas do limão e da laranja podem ser incluídas na alimentação contra candidíase.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Banho com camomila
A camomila é uma erva que possui propriedades anti-inflamatórias, e elas ajudam a aliviar a irritação e a coceira vaginal causada pela candidíase. Para usá-la você precisa colocar três colheres de camomila em uma bacia e adicionar um litro de água quente.

O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e contribui para o reequilíbrio do pH vaginal. Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre de maçã com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos.

Use água e sabonete de PH neutro sem cheiro. Enxágue bem; Mas não esfregue muito a vulva, a parte externa do aparelho genital feminino, ao lavá-la.

Ele também atua de forma parecida ao bicarbonato de sódio, deixando o local inapropriado para a proliferação de fungos e bactérias. Para preparar o banho de assento, coloque meia xícara de vinagre em um litro de água quente, e fique de 15 a 30 minutos. Esse você pode fazer de 2 a 3 vezes por dia.

Vegetais e frutas ricos em amido e açúcar:
Convém evitar abacaxi, manga e banana. Entre os vegetais mais indicados podemos citar brócolis, abobrinha, alface e berinjela. Por outro lado, batatas em geral, abóbora e beterraba devem ser evitados.

Causas da candidíase de repetição:
Alimentação – Uma dieta rica em açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas e carboidratos aumenta os níveis de glicose no sangue e altera o pH da vagina, deixando o ambiente “perfeito” para a proliferação da cândida.

No caso da candidíase de repetição, outros fatores podem contribuir para a manifestação recorrente da infecção, incluindo estresse, sedentarismo ou sono insuficiente. Veja outros conteúdos sobre prevenção e controle no site do Viver Bem: Câncer de colo do útero: a prevenção é decisiva para um útero saudável.

Dos antifúngicos imidazólicos testados, o clotrimazol foi o mais efetivo com os valores mais baixo de CIM, como pode ser observado nas Figuras 3 e 4.

A pomada vaginal de Tioconazol e Tinidazol serve tanto para o tratamento da candidíase, quanto para outras infecções vaginais, como tricomoníase ou gardnerella. Sua forma genérica é encontrada pelo nome Tioconazol + Tinidazol, cujas embalagens contêm 7 aplicadores vaginais.

Fluconazol é indicado para: O tratamento de Candidíase vaginal (infecções da vagina causadas por fungos do gênero Candida) aguda e recorrente; Como prevenção para reduzir a candidíase vaginal recorrente (três ou mais episódios por ano);