Como acabar com a ambiguidade da frase?

Perguntado por: zcastro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.

Pelo fato de existirem múltiplos sentidos que podem ser extraídos, a ambiguidade pode gerar desentendimentos em relação à informação transmitida. Assim, podemos concluir que a ambiguidade é algo que deve ser evitado em discursos formais.

A ambiguidade no enunciado causa mais de uma interpretação possível, gerando dúvidas a respeito do que se quis comunicar. A ambiguidade ocorre quando um enunciado é construído de modo a ter mais de uma interpretação possível, o que pode gerar prejuízo na comunicação.

Uma expressão ou texto ambíguo pode se apresentar de duas formas: ambiguidade estrutural e ambiguidade lexical.

Do latim ambiguitas, atis, a palavra ambiguidade significa incerteza, obscuridade. Nos estudos linguísticos, refere-se à capacidade de uma palavra ou expressão admitir mais de um significado. Como esse duplo sentido acarreta falta de clareza na frase, a ambiguidade é considerada um vício de linguagem.

Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas. Também é possível ver duplo sentido em imagens, que se olhando por um lado parece uma situação normal, e por outro apresenta algo novo.

Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto.

Diz-se que uma resposta é ambígua quando apresenta um sentido incerto, duvidoso ou equivocado. A ambiguidade é o estado ou qualidade do que é ambíguo, que também pode expressar indecisão, incerteza e indeterminação.

O uso da ambiguidade pode resultar na má interpretação da mensagem, ocasionando múltiplos sentidos. É importante lembrar que toda comunicação estabelece uma finalidade, uma intenção para com o interlocutor, e para que isso ocorra, a mensagem tem de estar clara, precisa e coerente.

Esse tipo de ambiguidade acontece quando se faz o uso indistinto de um termo, que pode ser tanto pronome relativo (aquele que faz a retomada de um antecedente apresentado no começo da oração), como conjunção integrante (do tipo que introduz orações substantivas) dependendo de como for utilizado na frase.

A ambiguidade tem a ver com a falta de clareza quanto ao sentido contido em uma frase, ou seja, é uma confusão causada pela multiplicidade de sentidos de uma frase.

Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.

adjetivo Que contém ou pode conter múltiplos sentidos; que não apresenta um único sentido.Com distintos significados; equívoco: texto ambíguo. [Gramática] Cujo sentido permite várias interpretações (inclusive contrárias); que comporta mais de uma interpretação diferente.

A palavra ambiguidade vem do latim ambiguitas, cujo significado é incerteza ou equívoco. Portanto, todas as vezes que uma palavra ou expressão apresentar duplicidade de sentidos, dizemos que ela é ambígua, pois permite mais de uma interpretação.

Frases de duplo sentido maliciosas
Que horas eu te pego? O negócio continua de pé, só esperando uma posição sua. Se você quiser ir lá em casa, eu posso te dar uma comida. Estou te dando parabéns, mas queria mesmo era te dar outra coisa.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

A polissemia é um fenômeno linguístico em que uma mesma palavra ou expressão apresenta dois ou mais sentidos. Por exemplo, o termo “vela” pode ser utilizado nos seguintes contextos: Acendi a vela quando a luz acabou. Içamos a vela, e o navio partiu.

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

Uma Gramática Livre de Contexto é dita ser Gramática Ambígua, se existe uma cadeia que possua duas ou mais derivações ou duas ou mais árvores de derivação.