Como absorver a vitamina A?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A vitamina A é absorvida no intestino delgado, sendo dependente da ingestão de gorduras da dieta, ação dos sais biliares e enzimas pancreáticas para a sua absorção. Após a sua absorção, através do sistema linfático, a vitamina é carregada até o fígado, onde cerca de 50 a 80% do total absorvido é armazenado.

Principais fontes de Vitamina A:
Em geral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenóides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa etc.

Em geral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenóides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa etc.

O ácido retinoico da retina é a forma mais ativa da vitamina A, encontrada principalmente em fontes animais de alimentos e também fornecida pela maioria dos suplementos. A vitamina A é crucial para a diferenciação celular e integridade do olho. Sua falta pode causar fragilidade, secura e opacificação da córnea.

Vitaminas lipossolúveis (A,E e K)
Por isso, o horário mais interessante é depois do almoço ou mesmo do jantar. O aumento de gordura no organismo proporcionado por essas refeições vai ajudar seu organismo a processar as vitaminas com mais facilidade.

Por exemplo, tomar doses diárias 10 vezes a IDR (ingestão diária recomendada) ou mais durante meses pode causar intoxicação. Às vezes, a intoxicação é causada pela ingestão de formulações especiais de altas doses de vitamina A para tratar acne grave ou outros distúrbios da pele.

O primeiro sintoma da deficiência de vitamina A é a cegueira noturna, isto é, a dificuldade de enxergar bem na penumbra. Outros sintomas são alterações na pele, dificuldade de cicatrização e perda do paladar. O agravamento do quadro pode reverter em prejuízo parcial ou total da visão.

A absorção de nutrientes pode ser afetada por alguns fatores diferentes, que incluem: Distúrbios no fluxo do líquido linfático; Lesões no revestimento do intestino delgado; Remoção cirúrgica de uma parte do órgão.

Quanto tempo leva para as vitaminas fazerem efeito? A suplementação de vitaminas leva em torno de 30 dias para apresentar efeitos benéficos.

Importante: a radiação UVB não penetra pelo vidro. Portanto, a melhor forma de absorver a vitamina D é estar em um ambiente aberto.

vitamina B12

A vitamina B12 é uma das mais importantes para a saúde, uma vez que participa de diversos processos no organismo. Em especial, sua ação na manutenção do sistema nervoso e das hemácias (glóbulos vermelhos) é fundamental para evitar o cansaço.

Mulheres de 14 anos ou mais: 700 microgramas por dia; Homens de 14 anos ou mais: 900 microgramas por dia; Gestantes: 750 a 770 microgramas por dia; Lactantes: 1200 a 1300 microgramas por dia.

– A organização mundial da saúde recomenda suplementação quando os níveis de vitamina A estão abaixo de 0,2 mg/L. – Níveis de vitamina abaixo de 0,1 mg/L indicam deficiência severa. – Níveis de vitamina A superiores a 1,2 mg/L indicam hipervitaminose e toxicidade associada.

Mangas

1. Mangas. Dependendo do tamanho, uma manga pode conter até 181 mcg do nutriente, o que equivale a 20% do valor diário recomendado (VDR) de vitamina A para adultos. Além de fornecer a vitamina, as mangas são frutas antioxidantes ricas em fibras que ajudam a melhorar a digestão e a regular os níveis de açúcar no sangue.

A vitamina C é uma das mais utilizadas na indústria dermocosmética por causa dos benefícios que proporciona à pele. Referência antioxidante, a Vitamina C previne e minimiza rugas e linhas finas, é indispensável nos tratamentos antienvelhecimento e ainda estimula a produção de colágeno e elastina.

A vitamina A, por exemplo, é responsável por recarregar as moléculas sensíveis à luz e estimular a mitose que renova os tecidos dos olhos. Esses elementos, incluindo aminoácidos essenciais, podem ser encontrados em uma dieta saudável, com alimentos frescos e com o mínimo de processamento industrial.

4. Vitamina A. A vitamina A auxilia no crescimento capilar, desde que seja ingerida e não adicionada em shampoos e máscaras de hidratação. Ela também tem a função de fortalecer o sistema imunológico, garantir o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos e manter a saúde da visão e da pele.