Como Abrir arquivo DBK no programa IRPF?

Perguntado por: adias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Só é possível abrir e ler esse arquivo DBK com programas específicos, como o programa da Receita Federal. disponíveis no módulo. Ao inserir (restaurar) esse arquivo no programa da Receita Federal, você terá todos os campos preenchidos automaticamente. É só revisar todos os dados e transmitir sua declaração.

O . DBK no IRPF exerce a função de um arquivo backup da declaração. No entanto, ele apenas é gerado enquanto o documento ainda está em edição, ou seja, quando o contribuinte deseja fazer uma pausa no preenchimento e garantir que o processo, até o momento, seja de fato salvo.

Como converter DBK para TXT

  1. Passo 1. Envie o(s) arquivo(s) dbk. ...
  2. Escolha "para txt" Escolha txt ou qualquer outro formato de saída desejado (mais de 200 formatos compatíveis)
  3. Baixe seu txt. Espere o arquivo ser convertido e você poderá, então, baixar o seu arquivo txt.

O programa abrirá uma janela para escolher em qual pasta do computador deseja salvar a cópia da declaração e do recibo de entrega. O arquivo da declaração tem o nome composto do seu CPF, e termina com a extensão ". DEC"; é esse que você deve usar para importar os dados.

DEC". O arquivo referente ao recibo de entrega possui a extensão ". REC". A partir daí, basta abrir o programa de declaração deste ano (IR 2022), clicar em "Nova", escolher o tipo de declaração ("Ajuste Anual") e depois clicar em "Importar declaração de 2021".

Você pode abrir e exibir arquivos DEC com qualquer editor de texto, como Bloco de Notas, WordPad e TextEdit.

Use a opção “Salvar on-line” e “Recuperar on-line” do menu “Declaração” da Barra de Ferramentas ou no menu Declaração da Barra de Navegação Vertical.

o Programa de PerDcomp não aceita importação de arquivos. Você terá que digitar novamente. Se antes conseguiu fazer um backup (cópia de segurança) tente restaurá-la na opção: Ferramentas - Restaurar Cópia de Segurança.

1.1 – Para gerar o arquivo da declaração, entre no programa da receita, clique em Declaração, Imprimir, Declaração, conforme a figura abaixo; 1.2 – Na próxima tela mostrada, selecione a declaração que deseja imprimir e clique em OK. Após isso será mostrada a tela abaixo, clique em Toda a declaração, Gerar PDF e em OK.

Após entrar no sistema, acesse a página "Meu Imposto de Renda" e localize a coluna "Declaração". Nesta coluna você encontrará o item "Baixar arquivo da declaração entregue". Selecione o ano que deseja a cópia do documento e baixe o arquivo no seu computador.

1) Fazer login no sistema de Administração de Locação. 2) Clicar em Relatórios -> Relatórios Especiais -> Declaração Anual (IR) -> Todos os Contratos. 3) O sistema exibirá a tela de Declarações Anuais. 4) Analisar as informações para definir quais serão enviadas.

A declaração pode ser feita por meio do preenchimento manual dos dados solicitados pelo sistema, a partir da declaração do ano anterior ou ainda por meio da declaração pré-preenchida com dados atuais recebidos pela Receita Federal. Vale destacar que há limites para a declaração pelo portal e-CAC e pelo aplicativo.

O arquivo da declaração tem o nome composto do seu CPF, e termina com a extensão ". DEC"; é esse que você deve usar para importar os dados.

“O passo a passo é bem simples: para importar os dados apurados no GCAP 2022 (programa de ganho de capital) para a declaração de IR 2023 na declaração online, acesse o item 'Importações', no menu à esquerda declaração online.

Também é possível acessar os arquivos através do aplicativo Meu Imposto de Renda. Basta baixar e acessar a conta gov.br. Em seguida, clicar no ano da declaração e em “compartilhar arquivos”.

Após salvar a declaração, basta abrir o PGD de 2023, ir em “Nova” e depois em “Ajuste Anual”. Por fim, o usuário deve clicar em “Importar declaração de 2022” e selecionar a pasta do computador onde o documento foi colocado anteriormente.

Passo a passo para recuperar o recibo do IR

  1. 1 – Pelo e-Cac. Basta acessar o site da Receita Federal no serviço “Declaração IRPF”. ...
  2. 2 – Pelo computador ou dispositivo móvel. ...
  3. 3 – Pessoalmente.