Como abrir a noz macadâmia?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Segure a pedra com firmeza sobre a sua cabeça e bata com força na noz. A casca deve abrir na hora. Deixe que a pedra suba de volta na sua direção após o impacto. Se não, pode esmagar a noz dentro da casca.

A casca de macadâmia é ideal para o cultivo de orquídeas. É um resíduo de aproveitamento da castanha. Tem durabilidade muito superior a casca de Pinus. Ela mantém a umidade e ao mesmo tempo mantém as raízes livres do excesso de umidade por reterem a água dentro de suas cascas.

Bata com uma pedra na noz.
Segure a pedra com firmeza sobre a sua cabeça e bata com força na noz. A casca deve abrir na hora. Deixe que a pedra suba de volta na sua direção após o impacto. Se não, pode esmagar a noz dentro da casca.

As nozes podem estar presentes em seu café da manhã ou nos lanches intermediários, consumidas em forma in natura ou adicionadas aos pães, frutas secas, leite e iogurtes. Para o almoço e o jantar, podem dar um toque especial às saladas, tortas, massas e molhos.

Sem Casca: Quando as nozes já estão fora da casca devem ser armazenadas em embalagens hermeticamente fechadas e de preferencia na geladeira. A duração é de até 6 meses na geladeira e até 1 ano no congelador.

Ideal para ser consumida in natura, a noz macadâmia pode também ser incluída em receitas doces ou salgadas. Suas melhores características são preservadas quando consumida crua.

Ela ainda é fonte das chamadas “gorduras boas”, proteínas, fibras, minerais e vitaminas. Mas qual é a quantidade ideal para o consumo? Para alcançar todos esses benefícios, basta comer apenas 20 g (cerca de duas unidades) por dia.

Rica em gordura saudável, macadâmia é aliada de quem precisa perder peso

  • Diminui o risco de doença cardíaca.
  • Melhora a síndrome metabólica e a diabetes.
  • Previne câncer.
  • Protege o cérebro.
  • Previne obesidade.
  • Proporciona saciedade.

Depois de aberta, guardá-la no armário vai favorecer a oxidação. Caso isso ocorra, ela ficará com odor desagradável e com um gosto um pouco amargo, em função dos produtos de oxidação gerados. Para não ficar rançosa, deve-se guardar num lugar sem ar e frio.

Uma das opções mais comuns para descascar nozes facilmente é deixar as mesmas repousando em um recipiente cheio de água quente ou morna. Quando o líquido esfriar você poderá escorrer as nozes e descascá-las. Você verá como a pele sai de forma simples e rápida.

As nozes devem torrar até que comecem a cheirar e suas cascas fiquem mais escuras. A casca das nozes também deve começar a inchar um pouco na região do “x”. Talvez seja necessário cozinhá-las por até 15 minutos, mas geralmente elas torram mais rápido que isso e 10 minutos costumam ser suficientes. Mexa as nozes.

A muda de Castanha do Maranhão costuma florescer de setembro a novembro e seu frutos podem ser colhidos de janeiro a fevereiro. As sementes são comestíveis, com sabor semelhante ao do cacau ou amendoim e a planta é largamente usada como ornamental e para cercas vivas.

Utilização da Castanha do Maranhão
Suas sementes podem ser consumidas cozidas, torradas, fritas, ou assadas, ou ainda moídas; sendo usadas na substituição do café ou chocolate. Elas possuem sabor que remete ao cacau ou amendoim. O fruto após amadurecer é aberto para retirada de suas sementes.

Castanha do Maranhão - Pará Large
Possui alto valor proteico e calórico além de ser rica em selénio, substância que reduz o risco de cancro e combate os radicais livres, agindo contra o envelhecimento, fortalece o sistema imunitário e atua no equilíbrio da tireóide.

Por ter neuroprotetores em sua composição - como a vitamina E, antioxidantes, ácido fólico e o ômega 3 -, a macadâmia também faz bem para o sistema nervoso! Seu consumo contribui para a síntese dos neurotransmissores e ainda ajuda a estimular o cérebro, garantindo um raciocínio mais rápido.

Eu tenho colesterol alto, posso consumir macadâmia? Sim! Estudos comprovam que o consumo de macadâmia reduzem os níveis de colesterol "ruim"(LDL). Caso você tenha colesterol alto, comer um punhado de macadâmia pode ser uma maneira deliciosa de ajudar a equilibrar seus níveis.

- Dica: Armazenar o produto em recipiente de vidro ou de plástico na geladeira. Evitar exposição ao calor, luz e atmosfera. Assim você conserva o sabor, textura e os nutrientes por mais tempo!

Apenas duas espécies do género apresentam importância comercial no campo alimentar por serem as únicas que produzem a noz comestível conhecida por macadâmia: Macadamia integrifolia e Macadamia tetraphylla.

As maiores empresas processadoras de noz de macadâmia estão nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Elas processam cerca de 70% da produção nacional. O Brasil possui 6.500 hectares cultivados com macadâmia, segundo a ABM.