Como a voz é produzida?

Perguntado por: amatias3 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas popular- mente de “cordas vocais” (o nome correto é pregas vocais). Para produzir a voz, essas pregas vibram com a passagem do ar dos pulmões, que é o com- bustível para o som.

A voz é produzida quando o ar respiratório (vindo dos pulmões) passa pelas pregas vocais, e por nosso comando neural, por meio de ajustes musculares, faz pressões de diferentes graus na região abaixo das pregas vocais, fazendo-as vibrarem.

São duas pregas, uma de cada lado da cavidade laríngea, cada uma composta por um ligamento vocal, um músculo vocal e seu revestimento mucoso. A vibração das pregas vocais em resposta ao ar passando pela laringe nos permite falar, cantar, sussurrar e produzir outros sons vocais.

A voz é produzida na laringe através da vibração das pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais), que realizam seu movimento graças ao fluxo de ar que vem dos pulmões na expiração e a ação dos músculos da laringe.

A voz nasce através do ar que vem dos pulmões que quando chega à laringe induz as pregas vocais a vibrarem. Na laringe as pregas vocais ficam na posição horizontal e quando respiramos, elas se afastam, quando falamos, elas se aproximam e vibram.

laringe

A laringe é um órgão do sistema respiratório, também responsável pela fala (fonação). Permite a passagem do ar entre a faringe e a traqueia, mas impede que alimentos entrem nas vias aéreas. É composta por cartilagens, membranas, músculos e ligamentos que atuam em conjunto na fonação.

A má utilização da voz está frequentemente associada a certas atividades como canto em esforço, claques desportivas, professores e treinadores e outros profissionais que usam a voz de forma profissional. O tabaco e o abuso de álcool e bebidas quentes também favorecem o aparecimento dos nódulos.

Quando a corrente de ar que vem dos pulmões, chega à laringe e encontra as pregas vocais fechadas, produz um segmento surdo ou não vozeado. b. Quando a corrente de ar chega à faringe, ela pode sair pela boca ou pelo nariz.

Ao acordar geralmente a voz fica mais grave, isso ocorre em decorrência do edema (retenção de líquido) nas mucosas que envolvem as pregas vocais (nome científico das cordas vocais).

Você sabia que a voz também envelhece? O envelhecimento que acontece no organismo como um todo, também afeta a voz. Isso porque, nossa laringe (órgão localizado na garganta e onde estão as pregas vocais) é composta por músculos, cartilagens e articulações que sofrem o efeito do passar dos anos.

As pregas vocais são dobras de músculo e mucosa na caixa acústica que temos no pescoço e na laringe, são o seu comprimento e espessura que determinam o tom de voz. Em crianças as cordas vocais são curtas e finas e por conta disso a voz infantil soa com uma tonalidade aguda.

De maneira geral, a voz masculina é mais grave do que a voz feminina, porque os músculos vocais crescem mais nos homens do que nas mulheres. No entanto, na adolescência, o ajuste natural dos músculos pode não ocorrer, e o homem ficar com a voz aguda e a mulher com uma voz infantilizada.

“Qualquer alteração na voz é denominada disfonia. Pigarros, tosses e “raspar” a garganta são hábitos que podem ocasionar o aparecimento de alterações nas pregas vocais porque provocam atrito constante e brusco”, orienta. O ar condicionado também pode ser vilão e provocar o ressecamento das pregas vocais.

Diafragma - brônquios - pulmões - traqueia - laringe - faringe - cavidade oral - cavidade nasal - língua - palato duro e mole.