Como a vacina da Astrazeneca age no organismo?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Isso instiga as células do corpo a produzir anticorpos, dessa forma o organismo cria uma barreira, impedindo a entrada do novo coronavírus nas células. Com isso, ele não causa estragos, tampouco consegue se replicar.

Efeitos muito comuns: sensibilidade, dor, sensação de calor, coceira ou hematoma no local da aplicação; sensação de indisposição de forma geral; sensação de cansaço (fadiga); calafrios ou febre; dor de cabeça; enjoos (náusea); dor nas articulações ou dor muscular.

Os estudos de desenvolvimento das vacinas não estão avaliando a interação álcool-vacinas, mas é preciso ter bom senso.” Já o consumo excessivo de grandes quantidades de álcool em um dia só, conhecido como “binge drinking”, é um comportamento que pode por em risco a eficácia dos imunizantes.

Em 14 de dezembro, os desenvolvedores russos da vacina Sputnik V publicaram resultados de seu ensaio clínico da vacina e afirmaram que a injeção foi novamente considerada 91,4% eficaz no fornecimento de proteção contra o novo coronavírus.

CoronaVac é a vacina com menos efeitos adversos dentre as que estão em uso no Brasil, revelam estudos - Instituto Butantan.

Além disso, as pessoas que tomaram a vacina devem ter atenção para quadro de dor toráxica aguda cerca de 3 a 4 dias após a vacinação”, disse. De acordo com o especialista, os sintomas levam cerca de 2 a 3 dias para passar.

A taxa de soropositividade passou de 98%, após 30 e 60 dias da aplicação do imunizante, para 69%, no período que compreendeu entre 91 e 180 dias após a vacinação. Mas, com a aplicação do reforço da Pfizer, tais índices foram restabelecidos, chegando a 100% de soropositividade, 15 dias após a aplicação.

Quanto tempo dura a imunidade dada pela vacina COVID-19? A partir de setembro de 2022, ainda estamos aprendendo quanto tempo dura a proteção das vacinas COVID-19, pois a primeira pessoa a receber a vacina está protegida há menos de dois anos.

A proteína Spike é associada à capacidade de entrada do patógeno nas células humanas e é um dos principais alvos dos anticorpos neutralizantes produzidos pelo organismo para bloquear o vírus.

Não existe isso de usar algo mágico para tirar componentes da vacina do seu organismo, o nosso organismo elimina naturalmente através do metabolismo no fígado, no intestino, nos rins, após o antígeno estimular o sistema imunológico para nos defender da doença e salvar nossa vida.

A pesquisa mostrou que a terceira dose da Pfizer aumenta em até 25 vezes o nível de anticorpos medido depois das duas aplicações de CoronaVac e em até sete vezes o alcançado após a imunização completa com a ChAdOx1. Os resultados foram publicados no Journal of Infection.

A quem não é recomendada a vacina? As pessoas que tenham história de reação alérgica grave a qualquer componente da vacina não a devem tomar. A vacina apenas foi testada em crianças com mais de 16 anos de idade.

O que aconteceu na prática foi que os estudos clínicos, em sua sequência de fases (1/2/3) puderam ser reorganizados para que pudessem dar respostas mais rápidas. Então, tudo isso ajudou para termos retornos para as vacinas em um tempo tão curto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que homens devam consumir, no máximo, 700 mililitros de cerveja por dia, o que equivale a duas latinhas de cerveja. Já as mulheres, o recomendado são 350 mililitros de cerveja por dia, o equivalente a uma latinha por dia.

As reações mais comuns após a aplicação da vacina da Pfizer são dor de cabeça, fadiga e febre, além de dor no local da aplicação. Também, é possível ainda sentir desconforto estomacal, entre outros sintomas. Todas essas reações são passageiras, aparecendo e sumindo em até 48 horas após a aplicação.

A Pfizer/BioNTech seguida pela Novavax induziu anticorpos mais elevados do que duas doses da Oxford/AstraZeneca, embora este cronograma tenha induzido respostas de células T e anticorpos mais baixas do que o cronograma de duas doses da Pfizer/BioNTech.

Traduzindo em números: a Coronavac aumentou em 7 vezes os anticorpos neutralizantes; a Janssen em 61 vezes; a Astrazeneca aumentou em 85 vezes; e a Pfizer aumentou em 175 vezes. O reforço com a plataforma heteróloga realmente suscita uma maior resposta imune”, afirmou a pesquisadora.

Segundo o Butantan, “a CoronaVac é a vacina mais segura entre todas as utilizadas no mundo, além de ser a vacina mais utilizada na população de três a 17 anos, com mais de 211 milhões de doses aplicadas ao redor do mundo” – a CoronaVac (SinoVac) já foi aplicada em crianças em países como China, Hong Kong e Indonésia.

Segundo Manoharan, a ocorrência de reações adversas não deve ser relacionada com efetividade da vacina. A proteção conferida pelas vacinas ocorre a despeito de sua ausência, presença ou intensidade.

O fato de ter um líquido injetado também pode responder pela reação local. “A maioria das pessoas não sente nada, ou sente uma pequena dorzinha muscular. Isso tem a ver com o volume de líquido injetado também. Aquilo tem que ocupar um espaço dentro do músculo e pode gerar dor.

Geralmente, as reações adversas são passageiras e desaparecem em 24 a 48 horas. Alguns efeitos são dor ou vermelhidão no local da injeção, febre moderada, dor de cabeça ou dor pelo corpo.