Como a vaca se defende?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Geralmente vacas chutam e pisam em suas vítimas, mas, quando resolvem golpear com a cabeça, têm força o suficiente para fazer com que uma pessoa “levante voo”. Se você está surpreso com essas revelações, saiba que as vacas são adotadas como animais de defesa até por outros bichos.

No dia do cio, a vaca fica muito agitada, ela se movimenta muito e procura outras fêmeas para montar. Fique atento a um corrimento claro na vulva do animal. Também é característico de cio.

Visão peculiar
A visão das vacas tem acuidade de apenas 1/50 da visão humana. Porém, os bovinos possuem uma estrutura visual chamada de “tapete lúcido”, que permite a esses animais enxergarem quatro vezes melhor que os humanos em baixa luminosidade.

Quer reconhecer a fase ofensiva? Então preste atenção e fuja se você perceber que há uma vaca liderando as outras – esse é o primeiro sinal de que em breve haverá algum ataque coletivo.

Um novo estudo, publicado no último dia 15 no periódico científico Frontiers in Psychology, indicou que vacas preferem ouvir a voz de uma pessoa pessoalmente do que meramente escutá-la por meio de um alto-falante. Quando há o contato mais íntimo, os bovinos ficam muito mais relaxados, sugere a pesquisa.

Bem, eles têm mais medo de toalhas de papel penduradas no tronco, de correntes penduradas, do reflexo dos pingos de água que caem ou talvez de um caminhão estacionado perto do curral na fazenda e talvez haja um reflexo no veículo. Animais notam as pequenas coisas que as pessoas não notam.

Aparentemente, o que torna os animais mais calmos é o cheiro das cabras que, de alguma forma, passa aos touros e cavalos uma sensação de tranquilidade. Esse expediente também é muito utilizado em outros animais.

Segundo a especialista, a maior parte dos animais expressa suas emoções usando sua voz e adotando posturas físicas: "Uivar, choramingar, grunir, miar são alguns dos recursos usados pelos bichos para manifestar seu estado emocional", exemplifica.

Para o bovino, a língua é instrumento de comunicação. As lambidas liberam hormônios que relaxam. A vaca, por exemplo, lambe a cria depois do parto para mostrar carinho. O touro também lambe o ombro da vaca no cio para acalmar a fêmea e preparar para a monta.

No regime de monta natural, um touro pode servir até 100 vacas por ano. A industrialização do sêmen de igual número de montas, entretanto, pode produzir cerca de 30.000 doses de sêmen/ano.

A visão dos bovinos e o manejo
Entretanto, não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, tendo neste aspecto habilidade inferior àquela que possuímos. As cores que melhor visualizam, em ordem decrescente de discernimento, são amarelo, laranja, vermelho, azul, cinza e verde.

Vacas não conseguem descer escadas, porque a inclinação e a estrutura das escadas não são encontradas na natureza e são feitas sob medida para as proporções das pernas humanas.

Eles apenas vêem amarelo, verde, azul e tons de violeta. Os animais também não tem capacidade para diferenciar entre tonalidades – uma visão análoga ao daltonismo humano.

Carinho é importante
Ele também descobriu que vacas leiteiras mantidas sozinhas ficam ansiosas e deprimidas. As vacas leiteiras gostam de lamber umas às outras – geralmente no pescoço – e de serem acariciadas. Isso as ajuda a criar laços.

Um estudo preliminar desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) demonstrou que fazer carinho em animais pode aumentar a produção de leite e com maior qualidade.

Entre os sinais similares estão: febre, anemia, lacrimejamento, diarreia, inapetência, apatia, perda de peso, queda na produção de leite, redução da eficiência reprodutiva, aumento de abortos, quadros com sintomatologia nervosa, que podem se assemelhar, inclusive, aos sintomas da raiva em bovinos, entre outros.

Qual é a disciplina preferida da vaca? Resposta: Múúúúúúsica.

4 horas