Como a transversalidade está diretamente relacionado o currículo escolar?

Perguntado por: rnovaes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Como a transversalidade está diretamente relacionada ao currículo escolar? Ela é a definidora do processo avaliativo dentro do currículo escolar. Ela indica os recursos materiais que devem ser usados em sala de aula. dos conteúdos de modo integrado à realidade do aluno.

Os temas transversais contribuem para formação humanística, compreensão das relações sociais, através de situações de aprendizagens que envolvem a experiência do/a estudante, temas da atualidade, assim como, conteúdos tradicionais, criando eixos geradores de saberes.

De acordo com o MEC, “os temas transversais na educação estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva, e com a afirmação do princípio da participação política.

Os Temas Transversais caracterizam-se por um conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do currículo, que se constituem na necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola.

Transversalidade : Trata-se de concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam as grupalidades, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde.

Nessa possibilidade, o professor deve fazer uma ligação entre dois ou mais temas. Transdisciplinar: aqui, o professor deve ir além do conteúdo escolar. O objetivo é ajudar o aluno a se articular entre as diversas áreas do conhecimento, e a entender como os temas transversais conversam com todas as outras áreas.

Os temas transversais são importantes porque estão presentes em todos os aspectos da vida e, portanto, devem ser abordados de forma integral. São eles que promovem o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento e permitem que o indivíduo construa um pensamento crítico sobre a realidade.

Saiba o que são os temas transversais
Por meio dessa proposta, as instituições de ensino devem abordar durante as aulas valores referentes à cidadania, como: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho, Consumo, Pluralidade e Cultura.

A Educação Especial e sua transversalidade é um direito que tem a função de disponibilizar recursos e serviços de acessibilidade e o atendimento educacional especializado, complementar a formação dos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.

O conjunto de temas aqui proposto (Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual) recebeu o título geral de Temas Transversais, indicando a metodologia proposta para sua inclusão no currículo e seu tratamento didático2 .

Resposta:D) Valorizo ambientes que incentivam a troca de conhecimento entre as pessoas é a alternativa que promove e ativa a transversalidade.

Esta obra visa orientar o professor no trabalho com os assuntos complementares às disciplinas do currículo regular. A obra trata de temas como ética, trabalho e saúde e como eles podem ser utilizados em sala de aula. Se bem discutidas essas questões, os alunos serão cidadãos mais conscientes do seu dever na sociedade.

A proposta metodológica de trabalho com os TCTs é baseada em quatro pilares (Brasil, 2019a), sendo eles: problematização da realidade e das situações de aprendizagem; integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas; superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão ...

A abordagem da contemporaneidade é uma busca pela melhoria da aprendizagem. Ao contextualizar o que é ensinado em sala de aula juntamente com os temas contemporâneos, espera-se aumentar o interesse dos estudantes durante o processo e despertar a relevância desses temas no seu desenvolvimento como cidadão.

Os Temas Transversais têm a finalidade de mostrar aos discentes conteúdos como: diferenças, doenças, política, cultura, meio ambiente, ética, etc., temas que parecem de pequena importância, porém que tem um papel crucial na busca de formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade.

A maneira como introduzir tais temas pode dar-se pelas condições do professor para colocar em prática o que determina os PCNs. O trabalho desenvolvido a partir dos temas transversais pelos PCNs tem seu foco nos seguintes temas: - Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo.

Transdisciplinaridade é um conceito da educação que compreende o conhecimento de uma forma plural. É uma corrente de pensamento mais aberta e que busca dar uma resposta ao método tradicional de divisão de disciplinas. As disciplinas são uma divisão artificial feita pelo homem para facilitar as práticas de ensino.

O conceito de transversalidade surgiu no contexto dos movimentos de renovação pedagógica, quando os teóricos conceberam que é necessário redefinir o que se entende por aprendizagem e repensar também os conteúdos que se ensinam aos alunos.

Transversalidade é um substantivo formado do adjectivo transversal e do sufixo –(i)dade, com o significado de “qualidade de transversal”, sendo transversal algo que passa de través, que segue direcção transversal ou oblíqua, que atravessa. Transdisciplinaridade não é termo que apareça registado em dicionários.

Atividades Transversais
Esse tipo de atividade vale ponto em todas as disciplinas. O aluno pode conseguir esses pontos realizando cursos complementares, cursos livres, estudo dirigido, testes de nivelamento e o Desafio Nota Máxima.

Segundo o Ministério da Educação, “os temas transversais estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política”.