Como a tireoide afeta a mente?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Insônia e ansiedade estão mais relacionadas aos sintomas de hipertiroidismo e depressão, por sua vez, é mais comum em pessoas que apresentam níveis de hormônios tireoidianos abaixo do normal — ou seja, hipotiroidismo. Prejuízos cognitivos são similares nos dois tipos de distúrbios da tireoide.

É importante entender que esse distúrbio pode ter relação direta com o aparecimento de hipertensão e devido a sobrecarga hormonal, ela também mexe com o cérebro e promove quadros de ansiedade, insônia e nervosismo. A doença ainda pode desregular a digestão e causar intolerância ao calor.

A tireoide é muito sensível aos estímulos psicológicos. Por isso, os pacientes com uma atividade baixa apresentam um estado emocional próximo da tristeza, da nostalgia, da melancolia, e até mesmo da depressão. Nos casos mais graves e que não receberam o tratamento adequado, o transtorno pode levar à demência.

Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

Uma complicação do hipotireoidismo não tratado é o coma mixedematoso, nessa condição, o paciente apresenta hipotermia, bradicardia e grave hipotensão. Hipotireoidismo não tratado pode também ocasionar cardiomegalia.

A glândula tireoide é nossa aliada na conquista da liberdade de expressão. Cuidar dela é encontrar formas cada vez mais autênticas de manifestar nosso mundo interno, revelando e ao mesmo tempo descobrindo quem somos e para que viemos.

Sua tireoide fica hiperativa e trabalha mais do que devia, aumentando os níveis hormonais e causando o hipertireoidismo. Com o corpo acelerado, é comum confundir com estresse excessivo ou ansiedade puramente psicológica, fique de olho.

Quanto hipertiroidismo e hipotireoidismo, os distúrbios comportamentais, depressão, agitação, ansiedade, podem ocorrer em distúrbios da tireoide e o tratamento da glândula corrige esse problema.

Algumas plantas medicinais podem ser usadas no preparo de chás para tireoide, que aliviam os sintomas do hipo ou hipertireoidismo, pois são ervas desintoxicantes que beneficiam o metabolismo, como fucus, dente-de-leão, genciana, ginseng, erva-cidreira, agripalma e chá verde.

Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide. Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína.

Esses hormônios são fundamentais para o bom funcionamento de órgãos importantes, como coração, cérebro, fígado, rins e pele.

A quantidade do hormônio liberada pele glândula tireoide é regulada pela hipófise, localizada na base do cérebro, que produz o hormônio tireoestimulante (TSH).

Distúrbio na tireoide causa tontura? Em alguns casos sim, principalmente quando ocorre uma produção insuficiente de hormônios que regulam o organismo (hipotireoidismo). Além da tontura, essa deficiência também pode provocar outros sintomas como intestino preso e diminuição do apetite.

Sintomas de hipertireoidismo

  • Excesso de apetite;
  • Facilidade em perder peso;
  • Insônia;
  • Queda de cabelos;
  • Inchaço na região do pescoço;
  • Agitação, nervosismo e ansiedade;
  • Fraqueza muscular.
  • Aumento da frequência cardíaca (coração acelerado) e hipertensão arterial.

Moderar o consumo de soja e produtos a base de soja, pois estudos tem verificado associação entre consumo excessivo desses alimentos e hipotireoidismo; As brássicas, brócolis, couve-flor, couve-de- bruxelas, couve-manteiga, nabo, rabanete, repolho, além de alho e cebola são fontes de glicosinolatos.

O tratamento para hipotireoidismo, usualmente, é feito por toda a vida e não há nenhuma indicação clínica para cirurgia. No entanto, há situações especiais em que o caso subclínico é transitório e, neste caso, nenhum tratamento é necessário.

A boa notícia é que, com o tratamento correto, é possível recuperar sua vida normal! A médica explica que o diagnóstico do hipotireoidismo baseia-se na dosagem sérica do TSH (hormônio estimulador da tireoide), complementado pela avaliação dos níveis de T3 e T4.

Os pacientes se queixam de dor na parte anterior e inferior do pescoço, que fica muito sensível ao toque.

Quando o hipotireoidismo não é tratado, o risco é o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, aumento do colesterol —o que poderia obstruir as artérias, impedir o fluxo normal da circulação e levar ao infarto.

Segure o espelho procurando em seu pescoço a região abaixo do pomo de Adão (gogó). Sua tireoide está localizada nesta área. 2. Focalize esta área com o espelho estendendo a cabeça para trás para facilitar a visualização.

Esse é um procedimento importante para o tratamento do câncer de tireoide e outras complicações que podem acometer a tireoide, como nos casos de hipertireoidismo e aumento de volume com sintomas cervicais compressivos. Como em qualquer procedimento médico, há consequências do mesmo e podem ocorrer complicações.