Como a Terra não cai?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os corpos não "caem" no Sol devido às suas velocidades orbitais. A Terra por exemplo gira em torno do Sol com velocidade média de aproximadamente 30 quilômetros por segundo.

A razão é a inércia, a massa do sol é muito maior do que a de todos os demais componentes do sistema solar. A 3a lei de Newton garante que a força que o sol faz num planeta é a mesma que o planeta faz no sol, mas, como o sol tem uma massa muito maior a sua aceleração é muito menor.

O que mantém a gravidade da Terra? A força da gravidade entre dois objetos é o produto de suas massas dividido pelo quadrado da distância entre eles. Ou seja, quanto mais massa um objeto tem e mais perto ele está, maior sua força de atração sobre outro objeto.

Como todos os corpos do Universo, a Terra também não está parada. Ela realiza inúmeros movimentos. Os dois movimentos principais do nosso planeta são o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no cotidiano.

Bastoy Prison, na Noruega
É, certamente, uma das melhores prisões do mundo. Não há cercas ou agentes penitenciários armados e os detentos têm as chaves de todas as portas e trancas. Ao todo 71 pessoas trabalham na ilha, mas poucos são guardas. Apenas três ou quatro vigiam os presos durante a noite, mas não portam.

É impossível, mas se a Terra parasse de girar de forma abrupta, todas as coisas que se encontram em proximidade ao Equador descreveriam um movimento retilíneo nas direções tangenciais à superfície da Terra, com velocidade de até 1600 km/h.

Tudo o que existe na Terra, inclusive o ar, gira junto com o planeta. Se subitamente o globo parasse de rodar, as construções, as árvores, os carros e os animais, por inércia, tenderiam a manter sua trajetória com a mesma velocidade.

Como a massa do Sol representa mais de 99% do total, essa posição fica muito próxima ao próprio centro do Sol, mas não é verdadeiramente fixa, pois se modifica em função dos movimentos de todos os corpos planetários e outros. Ainda assim, em termos práticos, o Sol não se movimenta em relação aos planetas.

Diferente do que muitos pensam, não existe 'gravidade zero' no espaço. A todo momento estamos sendo afetados por efeitos gravitacionais, gerados pela massa de planetas, estrelas ou qualquer corpo ao nosso redor. Até em meio ao vácuo espacial, longe de qualquer corpo, existe gravidade permeando todo o espaço.

A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.

Como explicar essa pergunta para crianças, com toda a gravidade que o assunto merece. É tudo por causa da gravidade, uma força que atrai todos os objetos para o centro do planeta. A gravidade é uma espécie de cola invisível que nos mantém grudados à Terra.

No entanto, é possível chegar a uma velocidade mínima que possa vencer essa atração gravitacional, o que chamamos de velocidade de escape. Essa velocidade é demonstrada quando a energia mecânica (Em) total do corpo ao ser lançado no infinito é nula.

Força forte (ou interação nuclear forte)
Ela tampouco pode ser observada por nós, pois atua em nível subatômico, mas sua intensidade é impressionante: é 6 mil trilhões de trilhões de trilhões (ou seja, 39 zeros depois de 6) vezes mais forte do que a da gravidade.

O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² . Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele esti¬vesse na Lua.

Na realidade pode agradecer-se à enorme parede de areia que o mar encontra como obstáculo para atingir a terra. A partir de determinado local a areia toma uma altura superior e uma espessura diferente, impedindo grande parte da passagem de água.

Essa estrela possui 99,8% de toda a massa do sistema solar e, segundo a lei da gravitação universal de Newton, massa atrai massa. Assim, o Sol atrai tudo o que existe a sua volta e aprisiona uma série de astros e corpos celestes em sua órbita, formando o que chamamos de sistema solar.

A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre.

DE ONDE VEM TODO ESSE DINHEIRO? O montante destinado à manutenção do sistema prisional vem do Fundo Penitenciário, que pode ser nacional ou estadual.

1. ADX Florence, EUA. Esta instalação é considerada uma prisão de segurança máxima, com controle extremo para os prisioneiros perigosos. Desse modo, os presos têm que passar 23 horas por dia em confinamento solitário, resultando em altos índices de incidentes de alimentação forçada e suicídio.