Como a sociologia especial a Sociologia da Educação estuda o quê?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A Sociologia da Educação, como já falamos anteriormente, estuda os processos sociais dentro do ensino e da aprendizagem, ou seja, essa área estuda a educação em geral, considerando que a relação entre transmitir conhecimento e absorvê-lo é um processo complexo.

A sociologia da educação distingue, pois, entre a socialização primária e secundária.

Nesse sentido, no entendimento de Rodrigues (2004), a Sociologia da Educação se preocupa em compreender as relações que existem nas práticas cotidianas, a fim de promover o reconhecimento das diferenças, fazendo valer a polissemia dos discursos e criar um espaço de compreensão mútua entre os envolvidos.

Em suma, a sociologia da educação é essencial para que os professores possam compreender «que papéis a escola desempenha na criação e perpetuação da realidade social» (Adler & Goodman, 1986: 3).

Sociologia e Educação um marco que se deve conhecer da visão de Émile Durkheim. O Objetivo principal desse estudo foi relacionar o pensamento durkheimiano sobre a Educação com o seu funcionalismo; coerção social; sistemas educacionais; regras morais e sociais adotadas por cada sociedade em época distintas.

Sociologia é, grosso modo, a ciência que estuda a sociedade. Com o auxílio da economia, da ciência política, da antropologia e da psicologia, a sociologia busca compreender, de maneira estritamente científica, como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e como é possível intervir nesse desenvolvimento.

A importância da sociologia
A compreensão da sociedade, das relações humanas e do papel das instituições sociais é extremamente importante para o desenvolvimento social. A sociologia atua, portanto, como uma fonte de dados sobre os fatores que influenciam e formam as relações sociais.

Quais são as ideias-elementos essenciais da sociologia, que a distinguem frente às outras ciências sociais? Segundo o autor, são cinco: comunidade, autoridade, status, sagrado e alienação. A comunidade abarca os laços sociais como a religião, o trabalho, a família e a cultura.

Resposta: d) A coesão social. Durkheim preza pela harmonia social. Desta forma, vê a educação como estratégica para garantir que cada homem ocupe o local adequado para sua aptidão, buscando o pleno funcionamento da sociedade.

O principal objetivo dessa nova tendência teórica era investigar: como os saberes e os conteúdos simbólicos eram transmitidos pelo ensino; o modo como a sociedade seleciona, classifica, distribui, transmite e avalia o saber escolar; como se dar a distribuição do poder em seu interior e a maneira como se perpetua o ...

A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.

“a principal tarefa do sociólogo é descobrir os diferentes aspectos do meio social que podem exercer alguma influência sobre o desenvolvimento dos fenômenos sociais”.

Émile Durkheim

Émile Durkheim, o criador da sociologia da educação.

A Sociologia da Educação se desenvolveu a partir dos trabalhos dos autores clássicos da Sociologia, mesmo aqueles que não se dedicaram a estudar a educação formal ou informal. Dentre as contribuições na Sociologia clássica encontramos Émile Durkheim, Marx Weber e Karl Marx (RODRIGUES, 2003).

Ele analisa suas estruturas, particularidades e como os indivíduos se relacionam entre si e com todo o grupo. Este profissional tem uma visão ampla de mundo e dos processos sociais. Sua formação é voltada à prática de pesquisa, envolvendo o domínio de técnicas de levantamento, análise e interpretação de dados.

O fato social tem três características principais: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Um dos maiores feitos de Émile Durkheim foi ter definido o método sociológico de pesquisa, o que tornou essa área de estudos uma ciência independente das outras. A partir dessas definições, os estudos sociológicos precisavam passar por métodos específicos de estudo e análise.

  • Por que pensadores clássicos da sociologia?
  • Contexto histórico dos pensadores da sociologia.
  • Auguste Comte (1798 – 1857)
  • Karl Marx (1818 – 1883)
  • Émile Durkheim (1858 – 1917)
  • Max Weber (1864 – 1920)
  • Questões sobre pensadores da sociologia.
  • Estude para o vestibular com a Coruja!

A sociologia abrange várias áreas, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar, etc.