Como a sociedade modifica a natureza?

Perguntado por: uportela . Última atualização: 24 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

Como exemplo dessa ação, temos as matérias-primas extraídas do meio ambiente ou a remoção de matas e florestas para o cultivo de alimentos ou matérias-primas empregadas na produção de mercadorias. A extração de minérios também pode ser considerada um exemplo da forma como o ser humano transforma o ambiente em que vive.

Devemos contribuir para diminuir a poluição fazendo a nossa parte: separando o lixo para ser reciclado, não sujando as ruas e lugares públicos, não jogando lixo nas encostas e rios, economizando água e luz, evitando usar garrafas pet, etc.

A intervenção do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.

As queimadas e os desmatamentos são exemplos de impactos ambientais causados pelo homem. A contaminação dos diversos recursos naturais é uma das consequências dos impactos ambientais. Há diversas medidas que podem ser tomadas para a diminuição da interferência humana no meio ambiente.

Alguns exemplos incluem a extração de recursos naturais como o carvão, a caça e a pesca de animais para alimentação, e o desmatamento de florestas para urbanização e uso da madeira. O uso excessivo de recursos não renováveis, como combustíveis fósseis, pode causar grandes danos ao meio ambiente.

A população tem crescido assustadoramente, e, com isso, o consumismo tem aumentado. Com o crescimento desordenado das grandes cidades e as grandes devastações das áreas verdes, a extinção de plantas e animais silvestres está aumentando a cada dia.

O homem é responsável por muitas das transformações que a natureza sofre. Ouça o texto abaixo em aúdio! Tudo o que está ao nosso redor advém da natureza. Ela é a condição fundamental para a sobrevivência humana, desde seu estágio natural até a sua transformação executada pela ação humana, a chamada segunda natureza.

A atual crise na relação natureza-sociedade exige uma nova forma de pensar a estrutura do modo e dos meios de produção capitalista, o consumo exacerbado, a ciência e a tecnologia, em suma, a forma como entendemos e como nos relacionamos com a natureza.

Preservação das florestas e reflorestamento
Devemos proteger as florestas do desmatamento irregular, criando legislações mais rígidas e fiscalizando constantemente as regiões ameaçadas. Além disso, também é importante reflorestar áreas urbanas com a criação de parques e plantio de árvores em canteiros e áreas verdes.

Conheça quais são eles a seguir.

  1. Poluição do ar. A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais a nível mundial. ...
  2. Desmatamento. ...
  3. Degradação do solo. ...
  4. Extinção de espécies. ...
  5. Superpopulação.

Abaixo citamos alguns exemplos de impactos ambientais.

  • Impactos da má gestão de resíduos sólidos para meio ambiente. ...
  • Poluição hídrica. ...
  • Contaminação e degradação do solo. ...
  • Alagamentos e inundações em períodos de chuva. ...
  • Proliferação de endemias. ...
  • Impactos da mineração.

Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades. Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível. Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos.

Porém, o desequilíbrio ecológico pode ser resultante de atividades humanas desordenadas como: poluição atmosférica, poluição dos rios e lagos, poluição dos mares e oceanos, desmatamento de florestas, matas ciliares e mangues, depredação e captura de espécies para comércio, sobrepesca (captura excessiva de peixes muito ...

CAUSAS DA PERDA DE BIODIVERSIDADE

  • Mudanças climáticas. ...
  • Poluição. ...
  • Destruição de habitats. ...
  • Espécies exóticas invasoras. ...
  • Exploração excessiva do meio natural.

Como exemplo dessa ação, temos as matérias-primas extraídas do meio ambiente ou a remoção de matas e florestas para o cultivo de alimentos ou matérias-primas empregadas na produção de mercadorias. A extração de minérios também pode ser considerada um exemplo da forma como o ser humano transforma o ambiente em que vive.

Atualmente, podemos incluir aos riscos de fracasso da sociedade moderna as mudanças climáticas, o acúmulo de produtos químicos, tóxicos ao meio ambiente, e neste contexto, inserindo todas as formas de vida existentes no planeta, além da escassez de energia e da capacidade fotossintética do planeta, que tem e teve papel ...

Vamos lembrar algumas medidas simples que podemos tomar para amenizar os danos no planeta Terra:

  • Reduzir e separar o lixo: Estima-se que o Brasil produza cerca de 150 mil toneladas de lixo todos os dias. ...
  • Usar sacolas retornáveis: ...
  • Reduzir o uso de gasolina: ...
  • Economizar água: ...
  • Use menos energia:

Os principais indicadores de consumismo em nosso meio ambiente são: o aumento na produção de lixo (indicador bastante expressivo), poluição atmosférica, destruição dos recursos naturais para extração de matéria prima, desperdícios dos recursos naturais.

DIZEMOS QUE O AMBIENTE É MODIFICADO QUANDO PASSOU POR AÇÕES HUMANAS, CONSTRUINDO ESTRADAS, MORADIAS OU COMÉRCIOS, POSTES DE ELETRICIDADE, DENTRE OUTROS ELEMENTOS. O AMBIENTE NATURAL É HOJE QUASE UM PRIVILÉGIO! ISSO PORQUE O MUNDO ESTÁ CADA VEZ MAIS MODIFICADO PELA AÇÃO HUMANA.

O termo popularizado pelo biólogo Edward Osborne Wilson, na década de 80, designa uma tendência inata que o ser humano teria de buscar conexões com a natureza e outras formas de vida, por questões evolutivas da espécie. Instintivamente sabemos que estar em contato com o meio ambiente nos faz bem.