Como a sociedade dos incas expressavam suas ideias?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Os incas não tinham escrita, mas eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos. A arte funerária com suas máscaras e oferendas também chegou até nós e permite conhecer mais sobre as habilidades artísticas deste povo.

A sociedade inca era dividida em classes, hierárquica. A economia inca era pautada na agricultura. A arte e a cultura eram bastante técnicas, com muitos detalhes e cores. Utilizava-se muito ouro e cerâmica em suas peças, e os objetos eram sofisticados.

Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina. O Império Inca estendia-se por territórios que atualmente correspondem à parte da Colômbia até o norte do Chile e Argentina.

A principal característica da sociedade inca era a
existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito. impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.

Os incas chamavam seu império de Tawantisuyu (o termo no espanhol foi reformado para Tawantisuyo) que significa, traduzindo do quéchua (idioma oficial dos incas), “o império das quatro direções”. Esse nome dado pelos incas a seu império faz menção à vasta quantidade de terras que eles dominavam.

Está sendo usada a linguagem culta.

quéchua

No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.

A sociedade inca era dividida em três três grupos, que se organizavam hierarquicamente formando uma pirâmide: na base ficavam os yanaconas, que eram escravos selecionados para proteger seus senhores; na parte do meio da pirâmide ficavam os nobres que eram membros da família do Inca ou descendentes dos chefes de clãs; e ...

Na cultura inca, a visão de mundo era baseada na dualidade, com elementos opostos – noite/dia, seco/úmido, homem/mulher – que se complementavam. A sociedade funcionava com base em três pilares: o trabalho, a lealdade e a verdade.

A cultura inca é o resultado da fusão dos costumes de várias civilizações andinas. Muitos povos se fixaram num território entre a cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico e se mantiveram isolados devido às condições geográficas.

Os incas tinham o Sol (Inti) como sua divindade principal, porém adoravam também a outras entidades celestes como, por exemplo, a lua (Quilla), Vênus (Chaska), relâmpagos (Illapa), as Plêiades, entre outras.

Política dos povos Incas
A organização do seu governo imperial ocorreu a partir de uma série de vitórias militares que “intimidava” os outros povos: a expansão de seu território por meio delas e as populações que foram militarmente subordinadas só reafirmavam o poder dessa civilização.

Imperio, Autoritarista ou seja não tinha senado ou parlamento o rei mandava e desmandava como quisese, tinham um poder militar enorme e masacravam nas mericas quem entrasse em seu caminho só perderam para os espanhois com seus cavalos e suas armas de fogo.

Os incas desenvolveram uma maneira de registrar quantidades e representar números utilizando um sistema de numeração decimal posicional: um conjunto de cordas com nós denominado quipus.

A sociedade inca era dividida em três grupos, que se organizavam hierarquicamente formando uma pirâmide: na base ficavam os yanaconas, que eram escravos selecionados para proteger seus senhores; na parte do meio da pirâmide ficavam os nobres que eram membros da família do Inca ou descendentes dos chefes de clãs; e os ...

Mita, palavra de origem quéchua (língua falada pelos incas) que significa “turno”, era o trabalho obrigatório prestado pelos homens para o Império Inca. A mita era usada para execução de obras públicas do império: construção de pontes, estradas, aquedutos, templos etc.

A sociedade Inca era formada por diversas tribos, os chamados ayllus, onde possuíam ligações consanguíneas, foi em meados do século XII que houve a unificação dessas várias etnias nativas para formar o império Inca. A economia da sociedade inca estava diretamente relacionada com a agricultura e na criação de lhamas.

A sociedade inca era centralizada e liderada pelo imperador inca, e sua economia baseava-se na agricultura, com destaque para o cultivo de batata, milho e feijão.

Os incas preservaram suas tradições e sua história mesmo sem conhecer a escrita por meio de desenhos nas pedras, instrumentos de caça, construções, marcações no solo, calendários esculpidos em diversos materiais, tumbas e até mesmo grandes cidades que até os dias de hoje vêm sendo encontradas abaixo do solo.

Os incas seguiam uma religião politeísta, muito voltada para a natureza e suas nuances. Como parte de seus ritos sagrados, esse povo prestava sacrifícios humanos aos deuses, de forma que o sangue era um símbolo máximo de força e oferenda.

Resposta: Os incas não desenvolveram a escrita como os sumérios e os antigos egípcios, mas usaram outro recurso para fazer registros: o quipo. Os deuses incas representavam elementos da natureza, como o Sol, e diversos rituais e cerimônias religiosas eram realizados para cultuá-los. ...