Como a sertralina age no cérebro?

Perguntado por: dmuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

O cloridrato de sertralina age sobre uma substância encontrada no cérebro, chamada de serotonina, aumentando sua disponibilidade e com isso aliviando os sintomas depressivos e ansiosos, típicos dos transtornos para os quais é indicado. O cloridrato de sertralina começa a agir em 7 dias.

O remédio Sertralina está ligado de forma direta com a serotonina, conhecida por ser o hormônio da felicidade. Ele age no corpo humano, aumentando a concentração de serotonina no sangue. O remédio faz isso ao reduzir a reabsorção de serotonina, o que aumenta o seu efeito no corpo.

A Sertralina age inibindo seletivamente a captação de serotonina nos neurônios, pela inibição seletiva dos receptores de receptação de serotonina (SERT), o que gera um aumento da concentração de serotonina, levando aos efeitos desejados de estabilização do humor, emoção e cognição, atuando nos núcleos da rafe no ...

Em termos simples, esses medicamentos atuam evitando que a serotonina seja retirada na chamada fenda sináptica, sendo local onde ela exerce suas funções como neurotransmissor. Isso significa que o remédio evita que esse hormônio (serotonina) se dissipe rapidamente e, como resultado, mantém seus efeitos por mais tempo.

Reação muito comum (> 1/10): enjoo, diarreia, indigestão, tontura, dor de cabeça, tremor, falta de apetite, insônia, sonolência, fadiga, sudorese (aumento do suor), boca seca, disfunção sexual (atraso na ejaculação e redução no desejo sexual).

Ou seja, o medicamento, sozinho, não vai fazer você engordar ou emagrecer (e nem deve ser usado para esses fins).

Além disso, este outro artigo científico (também em inglês) aponta que a sertralina tem vantagem sobre a fluoxetina em pacientes severamente deprimidos e os pacientes melancólicos com baixa ansiedade.

O medicamento cloridrato de sertralina deve ser tomado por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. A dose máxima recomendada é de 200 mg/dia.

Substâncias dessa classe: escitalopram, paroxetina, sertralina, fluoxetina, venlafaxina e outros.

Clínico Geral, Psiquiatra
Boa tarde Adriano, Durante a introdução de medicamentos como a sertralina são comuns alguns sintomas inicias ou piora inicial da ansiedade. Caso estes sintomas sejam muito intensos ou não melhorarem com o decorrer do uso da medicação, o ideal é conversar com seu médico para melhor avaliação.

A sertralina é lentamente absorvida no trato gastrintestinal, com pico de concentração ocorrendo entre 4,5 a 8,5 horas após a ingestão. Sua meia-vida média é em torno de 26 horas.

Após resposta satisfatória, a sertralina mantém a eficácia, segurança e tolerabilidade em tratamento a longo prazo, como indicam estudos clínicos de até 2 anos de duração; Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) em pacientes pediátricos acima de 6 anos de idade; Transtorno do pânico, acompanhado ou não de agorafobia.

Os efeitos costumam se atenuar após três a quatro semanas do início do uso do medicamento.

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...

Os antidepressivos com foco em serotonina, tendem a agir de forma ativa no humor e na percepção do mundo; em dopamina, costumam ser melhores para concentração e prazer; em noradrenalina, promovem melhor sensação de energia e disposição.

Um estudo da Universidade de Viena, na Áustria, mostrou que pessoas que tomam antidepressivos são menos empáticas. A equipe de especialistas analisou voluntários antes e depois de tomarem os medicamentos. Os resultados obtidos foram publicados no periódico científico Translational Psychiatry.

Se, pelo contrário, você se sente sonolento, tome o medicamento logo de manhã; Beba muita água para não ficar desidratado por conta da diarreia; Caso se sinta tonto após tomar sertralina, pare o que estiver fazendo e deite-se; Caso sinta fraqueza, pare o que estiver fazendo e deite-se.

Setralina engorda? A sertralina pode causar algumas alterações no sistema digestivo e no apetite. Por conseguinte, isso pode proporcionar ganho ou perda de peso. Mas estudos indicam que isso acontece no início do tratamento.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

Como se usa
doses em termos de Sertralina. com ou sem alimentos. depressão; desordem obsessivo-compulsiva: iniciar com 50 mg, em dose única pela manhã ou ao anoitecer; após diversas semanas, ajustar a dose de acordo com a resposta clínica (dai então, aumentos de 50 mg por dia com intervalos de pelo menos 1 semana).