Como a secreção glandular exócrina pode ser controlada?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

As glândulas que possuem uma via secretora regulada concentram e armazenam seus produtos de secreção até que seja recebida a molécula sinalizadora adequada para sua liberação. Por Botox, aplicando no inicio da adolescência e, talvez leve a cura.

As glândulas exócrinas podem ser ainda classificadas quanto à forma como a secreção sai da célula em: merócrina, apócrina e holócrina. Nas glândulas merócrinas, a secreção é liberada sem que haja nenhuma perda do citoplasma. As glândulas apócrinas, por sua vez, eliminam secreção com porções do citoplasma.

Glândulas exócrinas: São aquelas que produzem secreção e liberam-nas através de canais ou ductos para cavidades internas ou para fora do corpo. Como exemplo dessas glândulas, podemos citar as sudoríparas e as salivares.

Além do seu mecanismo hormonal, a atividade do pâncreas exócrino também é regulada por inervação parassimpática através do nervo vago. A secretina e a CCK trabalham juntas para induzir a secreção do suco pancreático. Ele é composto principalmente por água, com grandes quantidades de íons sódio e bicarbonato.

As glândulas exócrinas desempenham diversas funções. Incluem as glândulas sudoríparas que segregam o suor, as glândulas sebáceas que segregam gordura, as salivares, as biliares, o pâncreas que segrega enzimas digestivas, as glândulas mamárias, as glândulas mucosas e muitas outras.

Quanto ao mecanismo de liberação das glândulas exócrinas, assinale a correta: Merócrina, a célula secretora amadurece, morre e torna-se parte do produto de secreção. Holócrina, parte do citoplasma apical é liberado junto ao produto de secreção.

sistema endócrino

O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios.

Enquanto que as glândulas endócrinas liberam suas secreções na circulação sanguínea, as exócrinas secretam suas substâncias em outros órgãos ou para o exterior corporal.

As glândulas exócrinas caracterizam-se por liberar suas secreções através de canais. Podemos distinguir duas partes nessas glândulas: uma porção secretora e os ductos glandulares. As substâncias produzidas são lançadas para uma superfície livre fora do corpo ou no interior da cavidade dos órgãos.

As glândulas exócrinas são aquelas que permanecem conectadas ao epitélio por ductos, lançando sua secreção em cavidades de órgãos ou na superfície do corpo. Como exemplo de glândula exócrina, podemos citar a glândula sudorípara e a glândula sebácea, que produzem o suor e o sebo, respectivamente.

Glândulas endócrinas
As glândulas são estruturas responsáveis pela secreção de substâncias. Podemos classificar as glândulas em endócrinas, exócrinas e mistas. As glândulas endócrinas lançam suas secreções, denominadas de hormônios, no sangue, por onde são transportadas até atingirem seu local de ação.

Exócrinas: Lançam os seus produtos para fora do corpo, através de ductos. São glândulas de secreção externa. Exemplos: glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas. Endócrinas: Lançam os seus produtos na corrente sanguínea.

Por sua vez, as glândulas que compõem o sistema exócrino do corpo humano são as glândulas: salivares, sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas.

Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.

A produção do suco pancreático ocorre devido a ação dos hormônios secretina e colecistoquinina, produzidos pela mucosa do duodeno. A liberação do suco pancreático, no entanto, é regulada pelo sistema nervoso. Ao alimentar-se, ocorre a geração de impulsos nervosos que estimulam o funcionamento pancreático.

A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram impulsos nervosos que promovem o funcionamento do pâncreas.

As glândulas sebáceas são exócrinas e secretam uma substância rica em lipídios denominada sebo. As glândulas são estruturas formadas a partir de tecido epitelial que se caracterizam por sua capacidade de secretar substâncias.