Como a Salmonella age no corpo humano?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

A bactéria Salmonella atua sobre o intestino das pessoas, onde se multiplica e pode entrar na corrente sanguínea, atingindo outros órgãos do corpo e, em casos raros, podendo provocar graves infecções e até mesmo a morte. Você pode evitar que esta bactéria deixe você ou seus familiares doentes.

A salmonelose está entre uma das toxinfecções ali- mentares mais importantes, sendo que esta doença é causada por bactérias do gênero da Salmonella3,14,18. O gênero Salmonella é amplamente distribuído na na- tureza, sendo o trato intestinal do homem e dos animais o principal reservatório natural14.

Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.

Para diagnosticar uma infecção por Salmonella, os médicos obtêm uma amostra de fezes, pus ou sangue ou usam um cotonete para obter amostra do reto. A amostra é enviada a um laboratório, onde a bactéria, se presente, pode ser cultivada. Identificar a bactéria em uma amostra confirma o diagnóstico.

A salmonelose não-tifoide, no geral, dispensa intervenção médica. O tratamento deve ser feito em casa, com repouso, hidratação e controle dos sintomas com febre e falta de apetite. Não é recomendado tratamento com antibióticos. Já a febre tifoide demanda tratamento imediato ao diagnóstico.

O tratamento, quando indicado, é feito com SMX-TMP, ciprofloxacino, azitromicina ou ceftriaxona com cirurgia nos casos de abscessos, lesões vasculares e infecções ósseas e articulares. (Ver também Visão geral das infecções por Salmonella.

Os agentes responsáveis pela maioria das mortes são a bactéria salmonella (52 mil mortes), a bactéria E. coli (37 mil mortes) – a Escherichia Coli, que habita normalmente o intestino humano e o de alguns animais – e o norovírus (35 mil mortes).

Salmonella é uma causa extremamente comum de intoxicação alimentar. Estima-se que essa bactéria seja responsável por 1,2 milhão dos casos de intoxicação alimentar todos os anos nos Estados Unidos. Levando a 23.000 hospitalizações e 450 mortes todos os anos.

Destas a espécie entérica, subespécie entérica é a de maior importância em saúde animal e humana e abarca os sorovares de Salmonella Gallinarum (biovares Gallinarum e Pullorum) e ainda Enteritidis e Typhimurium.

A vacina contra Salmonella pode ser utilizada com a intenção de controlar a doença clínica ou para reduzir a excreção da bactéria em animais infectados sub-clinicamente. Os estudos mostram que, em geral, a vacinação é eficiente para o controle de surtos clínicos associados aos sorotipos mais patogênicos, S.

O nome do perigo é salmonelose, doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella, que infectam cerca de 1% dos ovos de galinha.

A salmonela é destruída por irradiação. A presença de oxigénio aumenta o efeito letal da irradiação, que é máximo a temperaturas entre os 45 e os 55ºC. A salmonelose é considerada uma infecção zoonótica, uma vez que é uma doença de animais que pode ser transmitida a humanos.

A indicação em casos de gastroenterite é que se evite ingerir alimentos ricos em fibra, gordura e açúcares, ultraprocessados e refinados durante e até 10 a 15 dias após a doença.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Também fermentam arabinose, maltose, manitol, manose, ramnose, sorbitol, trealose, xilose e dulcitol. A maioria das salmonelas de interesse clínico não fermenta lactose, contudo, muitas cepas podem adquirir essa característica por meio de transferência plasmidial.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.

Cuidados na produção
Por isso, a correta higiene do local, bem como o uso de equipamentos e de roupas específicas para lidar com as aves são estratégias importantes para impedir a contaminação.

Para neutralizar a ação da bactéria Salmonella enterica, deve-se mantê-la em solução hipertônica, pois perderá água por osmose e seu citoplasma se retrairá; e para neutralizar a ação da bactéria-alvo intoxicada, deve-se mantê-la em solução hipotônica, pois sua parede celular estará enfraquecida e romperá com a entrada ...

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos. Caso a hidratação por via oral não seja viável, o indicado é soro intravenoso.

Os alimentos mais indicados são carboidratos de fácil digestão (arroz branco, pão branco, macarrão branco e frutas sem casca), e proteínas com baixo teor de gordura (peixes brancos, frango sem a pele, tofu, ovo e cogumelos).

Enquenato Salmonella não tifi tem reservatorios animal, a febre tifóide quase sempre é transmitida proveniente de uma pessoa. A infecção acontece pelo consumo de água ou alimentos contaminados com fezes de um transportador, ou por contato pessoal. As salmonelas tifi são endêmicas nos países subdesenvolvidos.