Como a raposa do Pequeno Príncipe define amizade?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

A raposa diz que devemos cativar amigos, para, assim, termos necessidade um do outro. Diz que se queremos amigos, devemos cativá-los e que nós, uma vez que cativemos alguém, seremos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos.

A Raposa ensina que cativar quer dizer conquistar e requer responsabilidade, por um amor, por um amigo, e pelo que conquistamos em nossa vida profissional e pessoal. Além disso, ensina ao príncipe que o amor implica responsabilidade, e isso faz com que ele valorize mais a Rosa (personagem a seguir).

5) Para cativar um amigo, é preciso ser paciente, estar com ele com certa frequência e passar a fazer parte de sua vida aos poucos, inicialmente sem nada dizer.

Amizade é a relação afetiva entre os indivíduos. É o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outra, que possuem um sentimento de lealdade, proteção etc. A amizade pode existir entre homens e mulheres, irmãos, namorados, maridos, parentes, pessoas com diferentes vínculos.

A raposa é símbolo da inteligência, astúcia, solução de problemas e, às vezes, pilantragem. São animais que sabem se virar bem sozinhos. Apesar disso, algumas culturas e religiões vêem o animal como a personificação da falsidade e trapaça, como é o caso do cristianismo.

Porque o que ela diz passa a ter um significado diferente, porque o que ela é passa a importar muito mais do que o que são os outros. Porque o carinho, as críticas, as vontades, as escolhas, as atenções, tudo isso passa a ser muito mais importante.

porque nesse mundo nn pode se confiar em ninguem principalmente nos homens!

É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa criar laços.”

A raposa rejeita brincar com o principezinho porque ainda não foi cativada, ou seja, não criaram laços e ainda não são únicos no mundo um para o outro.

Nossos amigos são únicos para nós. Quando existe uma amizade verdadeira, podemos ser livres diante dela e diante de todos. Um verdadeiro amigo te conhece de um jeito único – conhece segredos, diz verdades sobre você mesmo que até você tinha esquecido e te leva a ser melhor sempre.

Mantenham uma confiança mútua
Uma das bases mais importantes da amizade é a confiança entre vocês dois. Com um amigo, podemos abrir a nossa intimidade e os nossos corações sobre assuntos pessoais que não compartilharíamos com qualquer um.

- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços".

Amizade verdadeira é aquela que existe entre pessoas, entre pessoas e animais, onde um pode confiar no outro acima de qualquer coisa. Amizade verdadeira é aquela que ambas as partes preocupam-se e zelam pela outra pessoa, independente da situação, do momento.

A amizade é um dom de Deus para nós. Assim já dizia a palavra de Eclesiastes em 6,14 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”. Quantas vezes pessoas cruzam nosso caminho e não entendemos tão bem, não é?

A amizade é genuína é um sentimento capaz de gerar grandes efeitos positivos para a nossa vida. A amizade verdadeira é um dos mais belos sentimentos que existem, aquece nossos corações, conforta nossas almas e oferece afeto sem esperar nada em troca.

Ser amigo é aceitar o outro do jeito que ele é e respeitá-lo em suas escolhas. Vai muito além de concordar com tudo o que o amigo faz. Um amigo te resgata de um dia mais vazio, te impulsiona para frente. Um amigo divide com você os momentos bons assim como os ruins, tanto os seus quanto os dele.