Como a rampa facilita?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

A rampa facilita o trabalho de levar um corpo de um nível para outro, mais elevado. Quem sobe uma ladeira menos inclinada usa menos força, mas percorre uma distância maior.

Basicamente, o recurso consiste no travamento automático dos freios quando o veículo está em um plano inclinado. A partir disso, diversos sensores, como: inclinação, peso, velocidade das rodas do automóvel e torque, atuarão até você soltar os pedais de freio e acelerar para que ele libere o movimento do carro.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Plano inclinado com aclive ou declive; ladeira. 2 Plano inclinado para facilitar o manuseio e descida de materiais. 3 Superfície inclinada para dar suporte e guia a um rolete ou outro mecanismo.

A rampa de acessibilidade permite o acesso das pessoas com deficiência ou que utilizam cadeira de rodas em diversos lugares, sejam públicos ou privados.

Não há grandes diferenças entre as duas. As rampas geralmente ocupam um maior espaço e atendem necessidades específicas como subir em camas muito altas e as escadas ocupam menos espaço mas exige um esforço maior nas articulações do joelho e cotovelo.

Para que a rampa fique dentro das normas são necessários mais alguns ajustes, como por exemplo a sinalização com piso tátil para deficientes visuais, em toda a sua extensão até a frente da porta.

A rampa de aceleração de um inversor de frequência permite definir o tempo que o motor levará para atingir a frequência (velocidade) configurada para seu funcionamento.

7.2 AS RAMPAS DEVEM ATENDER ÀS SEGUINTES EXIGÊNCIAS
a) Largura mínima de 1.50m, sendo admissível 1.20m. b) Em edificações construídas antes de 2004, ter largura mínima admissível de 90cm com segmentos de, no máximo, 4,00m (projeção horizontal). c) Inclinação máxima de 8,33%.

Construídos na forma de pirâmides terraplanadas, possuíam vários andares apoiados um sobre o outro, com o diferencial de cada andar a possuir área menor que a plataforma inferior sobre a qual foi construído.

É importante ter mente que a rampa de acessibilidade funciona não somente para os cadeirantes, mas também para os carrinhos de bebê, pessoas com bengalas, idoso e mais. por isso, ela deve oferecer características universais. Sendo: i é a inclinação, em porcentagem.

Segundo os estudos de Debby Sneed, da Universidade Estadual da Califórnia, os gregos possivelmente foram os primeiros a construir rampas de acesso para pessoas com deficiência, há 2,4 mil anos.

Quais os tipos de rampas de acessibilidade?

  • Rampas de acessibilidade hidráulicas/eletromecânicas.
  • Rampas de acessibilidade estáticas.
  • Rampas de acessibilidade portáteis.

Art 1º - É obrigatória a colocação, de forma visível, do “Símbolo Internacional de Acesso”, em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas portadoras de deficiência, e em todos os serviços que forem postos à sua disposição ou que possibilitem o seu uso.

Ou seja, promover a acessibilidade significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso ...

Quanto ao comprimento das rampas, para percursos curtos - até 3 metros - a inclinação deve ser inferior a 10%. Para rotas intermediárias - entre 3 e 6 metros - a inclinação menor que 8%, e para rotas entre 6 e 9 metros a inclinação deve ser menor que 6%.

Subir escada cansa mais do que usar a rampa.

Para a escada virar rampa basta pisar uma alavanca logo no primeiro degrau, que ela transforma todo o lance de escadas em um declive. O único problema é mesmo a alta inclinação, que exige um pouco de força nas subidas.

A cada quantos metros de rampa preciso prever um patamar de descanso? A norma de acessibilidade recomenda, no item 6.6.2.1, que se criem patamares de descanso a cada 50m de percurso, para rampas com inclinação entre 6,25% e 8,33%. A exceção fica por conta das rampas em plateias e palcos, piscinas e praias.