Como a radiação ionizante se propaga?
Radiação eletromagnética, que se propaga através de um campo elétrico e magnético, na forma de uma onda eletromagnética, caracterizada por seu comprimento de onda ou sua frequência que caracterizam as diferentes faixas do espectro eletromagnético.
Como ocorre a radiações ionizantes?
Altos níveis de energia, radiações ionizantes, são originadas do núcleo de átomos, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados. Este processo chama-se "ionização". Um átomo pode se tornar ionizado quando a radiação colide com um de seus elétrons.
O que transmite radiação?
A radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.
Quais são os três tipos de radiação ionizante?
Existem quatro modalidades de radiações ionizantes conhecidas como Alfa, Beta,Gama e Raio-x, que podem ser separadas por um campo magnético ou elétrico.
O que é radiação ionizante exemplos?
Exemplos de radiação ionizante
Enquanto partículas alfa podem ser bloqueadas por uma folha de papel, partículas beta requerem alguns milímetros de, por exemplo, alumínio, para bloqueá-las, enquanto a radiação gama de alta energia requer materiais densos para bloqueá-la, como por exemplo, chumbo ou concreto.
Quais são os 7 tipos de radiação?
Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.
Quais são os três tipos de radiações?
Radiações Alfa, Beta e Gama.
Qual é o tipo de radiação mais perigosa?
raios gama
Os raios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.
Quais equipamentos emitem radiação ionizante?
Os aparelhos de Raios X, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea e Mamografia utilizam um tipo especial de radiação ionizante, chamada de raios X, que tem a capacidade de atravessar corpos que a luz habitual não atravessa. Os aparelhos de Ultrassonografia e Ressonância Magnética não utilizam radiação ionizante.
Quais equipamentos emitem radiação ionizante ou não ionizante?
Este tipo de radiação pode ser proveniente de fontes naturais (como os raios ultravioleta emitidos pelo sol) e artificiais (dispositivos emissores de radiofrequência, micro-ondas, equipamentos de laser, dentre outros).
Quais são as ondas ionizantes?
São ondas eletromagnéticas com energia suficiente para alterar a estrutura da matéria viva através da retirada de elétrons dos seus átomos. Esse processo pode levar à morte da célula devido às alterações em seu interior.
Onde ocorre a radiação?
Radiação é um processo físico de emissão e deslocamento de energia através de partículas ou por meio de ondas eletromagnéticas. A radiação pode acontecer no meio material ou no espaço. Isto é, ela pode ser gerada por fontes naturais ou por aparelhos construídos pelo homem.
E verdade que o celular emite radiação?
O celular emite uma radiação eletromagnética a partir da antena acoplada ao aparelho (que atualmente não é visível, mas faz parte de seu mecanismo interno).
Qual a radiação emitida pelo celular?
Quanta radiação seu celular emite? O limite de 2,0 W/kg está dentro dos padrões internacionais — e mesmo os celulares que mais emitem radiação não ultrapassam esse valor. O site da Agência Federal Alemã de Proteção Contra Radiação (BfS) é uma fonte de consulta rápida ao SAR dos smartphones disponíveis no mercado.
O que caracteriza a radiação ionizante?
Radiação ionizante é toda forma de radiação que carrega energia suficiente para arrancar os elétrons dos átomos. Ela pode ser produzida de forma natural ou artificial, bem como pode ter natureza eletromagnética ou corpuscular, ou seja, ser formada por partículas como elétrons, núcleos atômicos etc.