Como a qualidade de vida afeta o seu dia a dia?

Perguntado por: lbotelho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Qualidade de vida é um parâmetro amplo, que passa por áreas como lazer, gastronomia, entretenimento, capacidade de consumo, socialização, saúde, educação e segurança pública. Trata-se, assim, de uma sensação de prazer que deriva também (mas não somente) de um bem-estar civilizatório proporcionado pelo Estado.

Envolve o bem estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

Você pode ficar insatisfeito com seu corpo e sua aparência, ter a sensação de que seus amigos e familiares não o estimam tanto e não ter mais confiança no âmbito profissional. O estresse pode tornar mais difícil os relacionamentos interpessoais.

Qualidade de Vida: 5 fatores que influenciam esse aspecto

  • Saúde.
  • Lazer.
  • Estabilidade.
  • Sociabilidade.
  • Propósito.

A seguir, mostraremos 10 maneiras para melhorar a sua qualidade de vida:

  1. 1- Durma bem. ...
  2. 2- Pratique uma alimentação saudável. ...
  3. 3- Movimente-se. ...
  4. 4- Cuide da mente. ...
  5. 5- Mantenha a hidratação em dia. ...
  6. 6- Viaje sempre que possível. ...
  7. 7- Não passe nervoso.

Qualidade de vida indica o nível das condições básicas e suplementares do ser humano. Estas condições envolvem desde o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, os relacionamentos sociais, como família e amigos, e também a saúde, a educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.

O bem-estar físico; O bem-estar mental; O bem-estar psicológico; O bem-estar emocional.

Por isso, para ter uma boa qualidade de vida, é preciso realizar, pelo menos, cinco refeições por dia, investir em dietas balanceadas e ricas em nutrientes e gorduras boas, comer bastante frutas, legumes e verduras e beber muita água.

Como analisar a sua qualidade de vida? Quando o assunto é analisar a sua qualidade de vida atual, é preciso refletir sobre todos esses âmbitos pessoais, profissionais e sociais. Isso envolve avaliar como está a sua saúde física e mental, o sucesso profissional e a realização dos objetivos, entre muitos outros aspectos.

Você deseja ter uma vida equilibrada e com qualidade? Então, é preciso pensar na tríade corpo, mente e alma. Esses três pilares são o que nos sustenta e nos mantém em equilíbrio. Se algum deles não estiver bem, é provável que, em algum momento da sua vida, você sentirá os efeitos desse desequilíbrio.

“A qualidade de vida é um termo subjetivo e multidimensional que engloba características positivas e negativas da vida. É uma condição dinâmica que reflete os eventos da vida: a perda de um emprego, uma doença ou algum problema podem mudar a definição de qualidade de vida de forma rápida e drástica.

Educação é mais determinante do que renda para qualidade de vida, diz estudo - Revista Crescer | Escola.

Quando falamos em qualidade de vida, falamos em um conceito que abrange diversos fatores, tais como: aspectos cognitivos, emocionais, financeiros, sociais, recreativos, de alimentação, atividade física, moradia e trabalho. Estima-se que muitos desses aspectos são vivenciados no meio escolar, acadêmico e profissional.

O IDH varia de zero a um sendo:

  1. Baixo nível de Qualidade de Vida: IDH abaixo de 0,550;
  2. Médio nível de Qualidade de Vida: IDH entre 0,550 e 0,699;
  3. Alto nível de Qualidade de Vida: IDH entre 0,700 e 0,799;
  4. Muito Alto nível de Qualidade de Vida: IDH acima de 0,800.

Quando questionados sobre a sua satisfação em geral com a vida, numa escala de 0 a 10, em média os brasileiros consideram que estão em um nível de 6,1, alinhado com a média da OCDE de 6,7.

Assim, podemos dizer que ter bem-estar é a capacidade de uma pessoa suprir as suas necessidades e se satisfazer com a vida, enquanto ter saúde significa viver em um estado de mais completo bem-estar físico, mental e social.

A qualidade de vida e o bem-estar são termos indissociáveis, já que o contexto em que você está inserido afeta o seu bem-estar e quando você não está bem (fisicamente, socialmente ou mentalmente), sua qualidade de vida é comprometida, uma vez que, para ela ser alcançada, é preciso estar em harmonia com diversos fatores ...

Pobreza, desemprego, desigualdade de oportunidades, racismo e desnutrição são alguns dos principais problemas sociais no Brasil. Podemos citar também a habitação precária, a discriminação no emprego, o abuso e negligência infantil e tantos outros.

A medida da qualidade de vida torna-se um meio importante para avaliar que resultados terapêuticos ainda necessitam de desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais eficazes e/ou complementares.