Como a psicomotricidade e designada por Vítor da Fonseca Motricidade?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Vitor da Fonseca (1988) comenta que a psicomotricidade é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio.

Segundo Fonseca (1985) apud Carvalho (2005), estes elementos que se denominou por funções psicomotoras, podem ser divididos em: esquema corporal, coordenações motora ampla e fina; representação do corpo pra si mesmo; organização espacial e temporal; ritmo; lateralidade; conhecimento da lateralidade e equilíbrio.

Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”. Ou seja, o ato de movimentar-se está diretamente ligado ao aspecto mental.

A motricidade refere-se, portanto, a sensações conscientes do ser humano em movimento intencional e significativo no espaço-tempo objetivo e representado, envolvendo percepção, memória, projeção, afetividade, emoção, raciocínio. Evidencia-se em diferentes formas de expressão – gestual, verbal, cênica, plástica, etc..

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

O instrumento de avaliação selecionado para aplicação foi a Bateria Psicomotora (BPM) de Vitor da Fonseca. Esta BPM consiste em vários testes que avaliam sete fatores psicomotores: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espaço temporal, praxia global e praxia fina.

Qual a ordem da sessão psicomotora apresentada por FONSECA (1988)? RESPOSTA: Formação de grupo, motivação, apresentação e avaliação.

Para tanto, a prática psicomotora possui três objetivos fundamentais considerados por Valdés Arriagada e Rodríguez Torres como indispensáveis na educação. São eles: ( ) Memória – afetividade - desenvolvimento da operatividade. ( ) Inteligência – memória – afetividade. ( ) Inteligência – criatividade – afetividade.

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: - Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas). - Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.

O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da afectividade, da sociabilidade e da aprendizagem de forma global e simultânea. Decorre por etapas e depende da maturação do sistema nervoso central.

É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. A psicomotricidade pode também ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade.

De acordo com Vygotsky (1997), os principais objetivos da psicomotricidade são: consciência do próprio corpo; domínio do equilíbrio, controle e eficácia das coordenações globais, controle da inibição voluntária, controle da respiração, organização do esquema corporal, orientação no espacial, temporal e espaço- temporal ...

Conheça quais são as áreas psicomotoras

  • Coordenação motora global. A habilidade de coordenação motora global está associada à consciência corporal, ao controle da musculatura ampla para realizar movimentos complexos. ...
  • Coordenação motora fina. ...
  • Lateralidade. ...
  • Organização espacial-temporal. ...
  • Esquema corporal.

Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico.

Dito isso, devemos considerar os seguintes elementos básicos da motricidade para melhor avaliar o desenvolvimentos dos pequenos:

  • Tonicidade;
  • Lateralidade;
  • Equilíbrio;
  • Coordenação motora global;
  • Orientação espaço Coordenação motora fina – temporal.

A motricidade se assenta num conjunto de habilidades que vão sendo desenvolvidas na infância e envolvem não somente o ato motor em si, mas também a percepção visual e sensorial, o equilíbrio, o tônus muscular, a lateralidade e o controle emocional.

Manuel Sergio

O desenvolvimento da motricidade é extremamente recente. A tese sobre o tema foi apresentada pela primeira vez pelo filósofo português Manuel Sergio em 1986, no Instituto Superior de Educação Física de Lisboa (que hoje é a Faculdade de Motricidade Humana).

Os elementos psicomotores são: esquema corporal, imagem corporal, tonicidade, equilíbrio, lateralidade, organização espaço-temporal, motricidade fina (práxis fina) e coordenação motora ampla (práxis global).

A psicomotricidade tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.