Como a psicanálise vê a vergonha?

Perguntado por: lrocha3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

De acordo com a psicanálise, a vergonha caminha junto com o narcisismo, o que nos leva a crer que, quanto maior a vaidade, maior o receio de ser envergonhado diante de outras pessoas. A vergonha traz consigo a desqualificação em público, a boa imagem prejudicada e a revelação de uma fraqueza.

A vergonha alheia é um sentimento de constrangimento ao presenciar alguma situação embaraçosa feita por outro indivíduo que, normalmente, não percebe o quanto ridículo, estúpido, ignorante ou vergonhoso foi o seu ato.

Estudo mostra que sentimento faz parte de várias culturas
Os cientistas explicam que, assim como as dores, a vergonha tem a função de prevenir as pessoas de se machucarem.

Por isso, Matheus, a timidez, se bem administrada, não irá te atrapalhar a estudar Psicologia. O psicólogo Guilherme Raggi, formado pela Universidade de São Paulo (USP), explica para a gente que o curso tem atividades como trabalhos em grupo e atendimentos clínicos que podem te deixar desconfortável à primeira vista.

A proposta desse autor é que, de um modo geral, se possa distinguir quatro tipos de vergonha:

  • Amor não correspondido. ...
  • Exposição indesejada. ...
  • Quebra de expectativas ou decepção. ...
  • Exclusão ou marginalização.

A vergonha seria ligada à ideia de que não estamos “à altura” de nossas pretensões pessoais ou que agimos contra nossa própria dignidade, enquanto a culpa estaria vinculada à ideia de que cometemos uma falta em relação a outros ou que atentamos contra sua dignidade.

Significado de Vergonha
Insegurança efetivada pelo medo do julgalmento alheio; decoro. Dor causada pelo sentimento de inferioridade. Rubor das faces causado por acanhamento; timidez.

Ela é autoconsciente justamente porque desperta o indivíduo à consciência de si mesmo, e assim permite que regule seu comportamento.

A adrenalina quando acionada acelera a respiração e o batimento cardíaco, além de dilatar as pupilas, retarda o processo digestivo de modo que a energia seja direcionada para os seus músculos. Esse conjunto de efeitos são os que geram o choque que o indivíduo sente quando constrangido.

Uma forma de fazer isso é conhecer e acessar em si TODAS as emoções e sentimentos presentes em suas experiências de vida e compreendê-los, de maneira a conseguir diferenciar o que NÃO é a vergonha, como o sentimento de culpa, quando e porque você o sente, é um dos primeiros passos desse processo.

INTRODUÇÃO: Dizer que uma pessoa “tem medo mas não tem vergonha” é uma forma severa de repreensão, que Abraão, neste horroroso episódio da sua vida, certamente mereceria ouvir. O medo e a falta de vergonha na cara podem trazer TERRÍVEIS CONSEQUÊNCIAS às pessoas, especialmente para aqueles que servem a Deus.

O segredo é fazer uma autoavaliação e autocrítica sobre o que tem de qualidade e o que precisa melhorar, focando sempre seus pensamentos para o positivo e para o que te torna único! Quando você tem uma paixão ou um tema com o qual se sente em casa quando está falando sobre ele tudo fica mais fácil.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

As vantagens de ser tímido

  • 1) Pensar antes de agir. A capacidade de análise e reflexão são características que acompanham a timidez. ...
  • 2) Efeito neutralizador nas interações sociais. ...
  • 3) Ser acessível. ...
  • 4) Transmitir mais confiança. ...
  • 5) Capacidade de observação. ...
  • 6) Capacidade de concentração e foco. ...
  • 7) Ser bom ouvinte.

1 cínico, cara de pau, caradura, impudente, impudico.

Conheça 5 técnicas para vencer a timidez e o medo de falar em público

  1. Prepare um roteiro previamente. A produção de um roteiro é sempre uma importante aliado para amenizar o medo de falar em público. ...
  2. Faça treinos de articulação. ...
  3. Treine: escute a sua voz. ...
  4. Observe sua postura. ...
  5. Relaxe e respire!