Como a presença de animais influencia a fertilidade do solo?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

A fauna de solo contribui com a incorporação de matéria orgânica; aumento do número de raízes, controle de organismos indesejáveis e estimula o desenvolvimento de micróbios. A microfauna altera a quantidade de nutrientes e regula as populações de bactérias e fungos, interagem com microflora, podendo alterar o solo.

Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas. Além disso, arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes.

A baixa fertilidade por causas naturais está relacionado especialmente à gênese (formação) do solo e o intemperismo. Chuvas e precipitações elevadas favorecem o processo de formação do solo, assim, ficam muito intemperizados, ficando com baixa fertilidade.

As minhocas são pequenos animais invertebrados que tem um papel fundamental no crescimento de mudas, por isso, são consideradas como “arados naturais”. Sua forma de se locomover e a sua alimentação oferece diferentes benefícios para o desenvolvimento das plantas e do solo.

Saiba mais sobre alguns animais que vivem debaixo da terra!

  • Toupeira: a escavadora cega.
  • Minhoca: a produtora de adubo natural.
  • Escaravelho: o levantador de pesos.
  • Formiga: organização e dinâmica no subterrâneo.
  • Cobra-cega: o anfíbio com nome de réptil.

A fauna edáfica por estar fortemente relacionada os processos de decomposição e ciclagem de nutrientes, na interface solo–planta colabora proeminentemente com a avaliação da qualidade de um solo e a dinâmica do sistema produtivo (Parron et al., 2015).

É por meio do solo que alguns animais se alimentam e que grande parte dos alimentos são produzidos. Logo, o solo é o fundamento básico para a produção agrícola. Ao consumir os alimentos, as vitaminas e minerais são absorvidos pelo corpo em razão dessas substâncias terem sido retiradas da terra.

Todos os animais possuem papéis importantes para o equilíbrio da natureza. São eles que dispersam sementes e, portanto, plantam árvores, controlam populações de outras espécies e ainda produzem remédios para cura de muitas doenças, inclusive humanas. A função deles é primordial para a existência de outras espécies.

As minhocas consomem os resíduos orgânicos, que passam no seu trato digestivo e então se transformam em húmus. O húmus é muito rico em nutrientes para as plantas, e também em bactérias e microrganismos.

Os animais de vida livre desempenham um importante papel no equilíbrio da natureza. São eles que dispersam sementes e pólen e, portanto, plantam árvores, também consomem plantas, promovendo a ciclagem de nutrientes e ainda controlam populações de outras espécies.

O principal recurso natural de que ela se utiliza é a terra, que serve tanto como substrato para o plantio de espécies vegetais quanto de pastagem para a criação de animais.

A redução de nutrientes por causa da alcalinidade, da acidez ou de alagamentos é categorizada entre as principais razões da degradação da fertilidade do solo. Duas das principais causas são o acúmulo de sal e a lixiviação de nutrientes, o que corrompe a qualidade do solo.

O que torna o solo fértil é a realização da calagem. Essa técnica ajuda a corrigir a acidez da terra de uma produção agrícola, além de fornecer cálcio e magnésio para o crescimento saudável das plantas. A calagem é um processo de preparação do solo fértil com aplicação de calcário.

Através de associações simbióticas com fungos (micorrizas), as raízes podem absorver nutrientes da liteira em decomposição, além de aumentar enormemente o volume de solo explorado por elas (14).

Alguns bichinhos fazem tão bem para a produção de alimentos que substituem os agrotóxicos, pois combatem seus inimigos naturais (pragas) que atacam os alimentos. Uma colmeia não é apenas importante para a produção de mel. As abelhas são extremamente eficazes no processo de polinização, essencial das algumas plantas.