Como a prática do Auto-retrato pode influenciar na construção da identidade?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Dessa forma, o autorretrato pode ser útil reconhecer sua identidade, aprimorando a capacidade de observação e sensibilidade do olhar em relação a si mesmo, e na construção da identidade em relação à comunidade(BRASIL, 2016;KREMER, 2003;RAUEN;MOMOLI, 2015).

Resposta: Para transmitir a sensaçao de profundidade em uma superficie plana.

Dessa forma, o autorretrato pode ser útil reconhecer sua identidade, aprimorando a capacidade de observação e sensibilidade do olhar em relação a si mesmo, e na construção da identidade em relação à comunidade(BRASIL, 2016;KREMER, 2003;RAUEN;MOMOLI, 2015).

O indivíduo ao se autorretratar organizou seus pensamentos, seus sentimentos, com o objetivo de dar significado a sua imagem. Trata-se de um processo complexo que envolve pensar, expressar, interpretar, criar e transmitir.

O retrato desempenha um importante papel na história da arte. Apesar das muitas mudanças ao longo da história, esse gênero conseguiu adaptar-se a cada época devido aos artistas estarem abertos a novos aprendizados, novos conceitos, aliando o seu estilo próprio ao gosto da clientela.

AUTORRETRATO, PODE SER DEFINIDO COMO UM RETRATO, QUE O ARTISTA FAZ DE SI MESMO, INDEPENDENTE DO SUPORTE ESCOLHIDO. MUITAS VEZES O AUTORRETRATO NÃO É UMA CÓPIA EXATA DO ARTISTA, MAS UMA REPRESENTAÇÃO DE SUA ESSÊNCIA, DE SEUS SENTIMENTOS.

A definição de auto-retrato é a de um retrato feito por um indivíduo de si próprio. Representa o que ele imagina, deseja ou idealiza ser. Constitui-se de um discurso feito na primeira pessoa, de uma autobiografia visual — ”É uma encenação do sujeito por ele mesmo”3.

Os artistas apresentam o autorretrato como representação de si em relação ao outro, muitas vezes encenado e fictício, ultrapassando assim a própria forma de se pensá-lo como realidade. Mas o que é o autorretrato? Ele trata da relação do individuo retratado por si mesmo.

Autorretrato (pré-AO 1990: auto-retrato), muitas vezes é definido em História da Arte, como um retrato (imagem, representação), que o artista faz de si mesmo, independente do suporte escolhido.

O autorretrato é uma forma antiga de representação, presente desde o Antigo Egito. A representação de si mesmo em diversos tipos de mídias é executada dos antigos mestres até os artistas atuais.

Faz a criança reconhecer os limites dos outros indivíduos. Constrói com mais autonomia um sentido de autoimagem. Dá a elas noções básicas de existência em coletivo. Promove a socialização saudável.

Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural. Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua família e de outros grupos.

Mostre novamente autorretratos de artistas para que sejam observadas cores, pinceladas e a relação figura/ fundo. Separe a classe em grupos de quatro e distribua recipientes com tintas das cores primárias e pincéis de diversos tamanhos. Sugira que todos façam misturas e revelem novos tons e cores.

O estudo da formação da identidade pessoal permite a avaliação do desenvolvimento do indivíduo, oportunizando o reconhecimento de possíveis desvios e a atuação preventiva. Compreende-se a importância da área interpessoal no desenvolvimento da identidade.

Compreendendo a Arte como uma área de conhecimento que reúne diversas formas de expressão, com um amplo patrimônio material e simbólico da humanidade, a Arte é fundamental para nossa memória e identidade, tanto ao nível individual, de se reconhecer como portador de uma história capaz de criar, se expressar e se colocar ...

O documento de identidade é um direito à cidadania. Possibilitar a correta individualização da pessoa e permitir que ela seja reconhecida no mundo jurídico é de fundamental importância.