Como a pneumonia aparece na tomografia?

Perguntado por: omeireles . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Áreas de consolidação focal podem acompanhar estas imagens assim como reticulações intralobulares. Com a evolução da doença, surgem sinais de consolidação que denotam pneumonia em organização vista através do sinal do halo invertido.

Diagnóstico: exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax são recursos essenciais para o diagnóstico das pneumonias. Tratamento: O tratamento das pneumonias requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias.

A aparência esbranquiçada do órgão mostra lesão causada por doenças ou inalação de produtos químicos. Recentemente, um exame do cantor sertanejo Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, mostrou uma alteração no aspecto do pulmão.

Sintomas de pneumonia
Pode não ocorrer febre. Pode não ocorrer dor torácica ou as pessoas podem não conseguir comunicar que estão com dor torácica. Algumas vezes, o único sintoma é a respiração rápida ou uma recusa súbita de comer. Algumas vezes, confusão súbita pode ser o único sinal de pneumonia em uma pessoa idosa.

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

Partes moles como gordura, líquidos e órgãos são mostrados em tons de cinza claro. Delimitações dessas partes ou planos de gordura aparecem ligeiramente mais escuros. Gases aparecem em preto.

Olhar para uma tomografia é como olhar para o espelho. O lado direito do seu corpo corresponde ao esquerdo do filme (e vice-versa). Os R e L (ou D e E) nos exames indicam que lado está representado, não o lado do filme em si.

Quais são os tipos de pneumonia mais comuns?

  • Pneumonia bacteriana. Esse é o tipo de pneumonia predominante em crianças, adultos e idosos. ...
  • Pneumonia viral. ...
  • Pneumonia fúngica. ...
  • Pneumonia química. ...
  • Pneumonia hospitalar. ...
  • Pneumonia comunitária.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Ter uma mancha no pulmão nem sempre significa sofrer com uma doença grave. No entanto, esse sinal pede investigação para descartar ou tratar males que estejam impactando na saúde pulmonar. Daí a importância de manter uma rotina de cuidados preventivos, que fica mais simples com a consulta online.

Opacidade em vidro fosco, ou atenuação em vidro fosco, é um aspecto descrito na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) dos pulmões, no qual ocorre aumento do coeficiente de atenuação do parênquima, com preservação das marcas broncovasculares(1,2).

Causas não infecciosas de opacidade em vidro fosco:
Pneumonia induzida por droga se manifesta como uma pneumonia intersticial não específica, constituindo também outra causa de vidro fosco que poupa o espaço subpleural.

O hemograma do paciente com pneumonia apresenta uma grande elevação do número de leucócitos, típico de infecções bacterianas. Nos pacientes mais graves, que necessitam de hospitalização, normalmente tentamos identificar qual é a bactéria responsável pela pneumonia.

Sobre a Tuberculose
Popularmente, ela é conhecida como 'tísica', 'mancha no pulmão' ou 'pulmão fraco'. É uma doença que atinge os pulmôes, mas também pode atingir os rins, ossos, pleura, meninges, gânglios e outros órgâos, nessas casos a doença recebe o nome de tuberculose extrapulmonar.