Como a pirâmide alimentar pode ser usada no dia a dia?

Perguntado por: asanches9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A pirâmide alimentar pode ser usada para orientar sobre como compor uma alimentação saudável de forma equilibrada, adequada, variada, moderada, harmoniosa e colorida. Ela orienta a quantidade de alimentos a serem consumidos diariamente em proporções adequadas.

A pirâmide alimentar é uma referência gráfica da quantidade dos diferentes grupos alimentares que devemos consumir diariamente para nos mantermos saudáveis. A maioria das pirâmides existentes recomendam a ingestão diária de: 55% de carboidratos, 30% de gordura.

Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.

  • Carboidratos. A base da pirâmide é formada pelos alimentos responsáveis por nos fornecer energia. ...
  • Legumes e verduras. ...
  • Carnes, ovos e leguminosas. ...
  • Fontes de proteínas vegetais. ...
  • Gorduras e açucares.

Já a pirâmide alimentar ficou obsoleta e não é mais usada há anos porque não reflete nem valoriza a cultura alimentar da população, ou seja, não coloca em evidência produtos que carregam a história e os costumes populacionais.

As pirâmides do Egito são estruturas faraônicas e suntuosas construídas na antiguidade para abrigar o corpo e os bens dos faraós. As pirâmides serviam também para demonstrar o poder que os faraós tinham sobre o Egito, uma vez que eram os próprios representantes dos deuses na terra.

A pirâmide alimentar é subdividida em 8 grupos e cada grupo engloba diferentes tipos de alimentos:

  1. Grupo 1: cereais, tubérculos e raízes. ...
  2. Grupo 2: hortaliças. ...
  3. Grupo 3: frutas. ...
  4. Grupo 4: leite e produtos lácteos. ...
  5. Grupo 5: carnes e ovos. ...
  6. Grupo 6: leguminosas. ...
  7. Grupo 7: óleos e gorduras. ...
  8. Grupo 8: açúcares e doces.

Os alimentos fornecem nutrientes, que são substâncias utilizadas para nutrir o organismo como: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras alimentares e água.

As pessoas que se alimentam de forma saudável e equilibrada garantem uma melhor qualidade de vida, podendo prevenir doenças e fortalecer o sistema imunológico. O cuidado com a alimentação deve ser redobrado por conta do risco de contágio da Covid-19?

Confira o artigo que preparamos para você!

  • Cereais, pães e tubérculos. É o maior grupo alimentar e compõe a base da pirâmide alimentar. ...
  • Hortaliças. É o grupo das verduras e legumes, fontes de vitaminas, minerais e fibras. ...
  • Frutas. ...
  • Leguminosas. ...
  • Carnes e ovos. ...
  • Leite e derivados. ...
  • Óleos e gorduras. ...
  • Açúcares.

Grupo dos pães, cereais, massas e vegetais C:
Esses alimentos são responsáveis pelo fornecimento da energia para o nosso organismo e, por isso, devem ser consumidos em maior quantidade. O ideal é consumir cerca de 6 a 11 porções por dia.

Entenda o método da pirâmide alimentar:
Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior ficam na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade ficam no topo. Na base, encontramos os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz.

Benefícios da pirâmide alimentar
Cada grupo de alimentos da pirâmide alimentar é fonte de nutrientes específicos e essenciais para manutenção do organismo, servindo como um guia para orientar escolhas alimentares saudáveis de forma equilibrada, variada, moderada, harmoniosa e gostosa.

O hábito de comer de três em três horas é defendido por muitos nutricionistas mas não precisa ser seguido tão à risca. Ou seja, você deve comer sempre que sentir fome, sem esquecer de realizar as 3 refeições principais e no máximo 6.

Alimentos energéticos: grupo 1 (carboidratos); Alimentos reguladores: grupo 2 (verduras e legumes) e grupo 3 (frutas); Alimentos construtores: grupo 4 (leites e derivados), grupo 5 (carnes e ovos) e grupo 6 (leguminosas e oleaginosas);

A pirâmide alimentar já tem substituta. O novo parâmetro vem da Dieta do Prato Ideal, lançada pelo governo americano baseada num estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Havard. Como o nome já diz, o novo programa alimentar representa o que é ideal ter no prato durante nossas refeições diárias.

Os objetivos principais da Pirâmide são auxiliar no consumo equilibrado de alimentos, promover menor ingestão de gorduras saturadas e colesterol e maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos, além de incentivar a ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas.

Um esquema de pirâmide é um modelo de negócios que recruta membros por meio de uma promessa de pagamentos ou serviços para inscrição de outros no esquema, em vez de fornecer investimentos ou venda de produtos.

As três pirâmides de Gizé mais importantes Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Quem as construiu? Difícil é não ficar imaginando quem construiu as pirâmides do Egito, mas também a forma como elas foram construídas. Embora no passado esse trabalho tenha sido associado a obras alienígenas, a versão melhor aceita é de que as pirâmides são obras de trabalhadores livres, a maioria deles camponeses.

Separe a turma em três grupos e distribua, para cada um, materiais de pesquisa sobre os alimentos (suas funções e os seus grupos) e algumas tiras de papel em branco, para que os alunos registrem os alimentos. Para acessar o material de pesquisa, verifique o material complementar deste plano.

Para montar sua pirâmide, é necessário fazer vários compartimentos, deixando a base maior e o topo mais fino. Utilizando os caixotes, por exemplo, pode-se fazer uma base com quatro caixotes, o andar superior com três, o próximo andar com dois e finalizar com apenas um caixote no topo.