Como a pilha foi inventada?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

A história das pilhas começou em uma situação acidental, envolvendo Luigi Galvani, porém quem explicou corretamente a origem do fato foi o físico Alessandro Volta. Em 1786, o anatomista italiano Luigi Galvani (1737-1798) dissecou uma rã sobre sua mesa, na qual se encontrava uma máquina eletrostática.

Alessandro Volta (1745-1827) foi um famoso cientista italiano, que ficou mais conhecido por sua invenção da pilha elétrica. Alessandro Giuseppe Antonio AnastasioVolta nasceu em 18 de fevereiro de 1745, na pequena cidade de Como, próxima de Milão, na Itália.

A pilha é um sistema onde ocorre a reação de oxirredução. Nesse dispositivo, a energia química produzida na reação espontânea é convertida em energia elétrica. As reações de oxidação e redução ocorrem simultaneamente em uma pilha.

As pilhas são sempre formadas por dois eletrodos (placas) e um eletrólito (solução): Ânodo: é o eletrodo negativo, onde ocorre a reação de oxidação (perda de elétron). Cátodo:é o eletrodo positivo, onde ocorre a reação de redução (ganho de elétron).

Em 1836, John Frederic Daniell (1745-1827) criou um tipo de pilha, formada por uma placa de zinco e outra de cobre, unidas por um fio metálico, mergulhadas em soluções dos respectivos metais, conhecida como Pilha de Daniell.

A pilha de Daniell é formada por dois eletrodos: o ânodo, onde o zinco perde elétrons, oxidando-se; e o cátodo, onde os cátions cobre recebem elétrons e reduzem-se. Em 1836, o cientista John Frederic Daniell (1790-1845) construiu uma pilha formada por dois eletrodos separados em duas semicelas.

O cientista inventou a denominada Pilha Voltaica, antecessora da bateria eléctrica.

As pilhas têm esse nome em referência ao primeiro dispositivo criado pelo italiano Alessandro Volta, pois sua célula galvânica era formada por discos metálicos empilhados de forma alternada.

A Pilha Elétrica foi de fundamental importância para os avanços tecnológicos que podemos observar até os dias atuais, devido à sua capacidade de gerar corrente elétrica contínua através de um circuito, o que possibilitou o desenvolvimento de muitas outras experiências fundamentais para o desenvolvimento da teoria ...

Para gerar energia, eram utilizados ácidos comuns como suco de limão ou vinagre. Desde então, a energia veio sendo gerada de diversas formas e armazenada de diversas maneiras também.

O mercado de pilhas a combustível revela-se em pleno crescimento, mostra-se promissor e com possibilidade de vir a fazer parte do cotidiano em futuro próximo. A expectativa é a de que nos próximos anos os principais problemas que limitam o uso dessas pilhas tenham sido superados.

Foi utilizada a primeira vez em 1859, criada pelo físico francês, Gaston Planté. Uma célula constituída por uma placa de óxido de chumbo e outra de chumbo metálico, imersas em ácido sulfúrico, produzindo sulfato de chumbo.

Esta bateria é constituída de dois eletrodos mergulhados em vinagre, um de zinco e outro de cobre. O vinagre fará o papel de uma solução que geralmente é algum produto iônico, pois seu caráter iônico possibilita que íons livres se movimentem em seu interior.

As pilhas e baterias são capazes de transformar energia química em energia elétrica. Por isso, elas são geradores elétricos que compõem a classe dos geradores químicos.

  • a) Pilha comum (pilha de Leclanché)
  • b) Pilha alcalina.
  • c) Pilha de lítio e iodo.
  • d) Pilha de mercúrio e zinco.
  • Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Com o passar do tempo as pilhas se esgotam, ou seja, deixam de funcionar. Isto ocorre porque após algum tempo a ddp apresenta um valor insuficiente para sustentar uma corrente elétrica e a pilha é considerada esgotada.

Para se fazer uma pilha (gerador eletroquímico) bastam apenas dois metais diferentes (com diferentes potenciais de redução química) imersos em um meio condutor qualquer, para que a diferença de potencial entre ambos gere corrente elétrica pela troca de elétrons entre estes materiais.

Recapitulando: Ânodo ou polo negativo é o eletrodo onde saem os elétrons. Ocorre a reação de oxidação. Cátodo ou polo positivo é o eletrodo para onde vão os elétrons.

As pilhas alcalinas recebem este nome por que são feitas a partir de bases, possuem d.d.p de 1,5 V e não são recarregáveis.

A eletrólise é um processo químico não espontâneo que ocorre graças ao fornecimento de energia elétrica por meio de uma fonte geradora. A Eletrólise é um ramo estudado pela Eletroquímica, em que a energia elétrica é transformada em energia química, ou seja, trata-se de um processo inverso ao que ocorre nas pilhas.