Como a personalidade influencia nas relações do indivíduo?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

As influências que a pessoa sofre do meio podem favorecer ou dificultar o ajustamento do indivíduo. Frustrações, traumas, pressões, estresse são alguns fatores que podem alterar a personalidade, desintegrando-a ou fortalecendo-a.

A sua personalidade é parte da sua identidade, ela é a responsável por carregar as características e os valores que fazem você ser quem é. Esse conjunto de informações é o que te guia para que tome decisões e defina os rumos da sua vida.

Entender o comportamento organizacional é fundamental para melhorar a gestão das pessoas e consequentemente a produção individual e coletiva da companhia. Entender como os indivíduos de cada equipe se comportam é extremamente importante para melhorar os processos organizacionais e facilitar a integração entre times.

A personalidade é ligada à postura de valores, a tendência de julgar determinados objetivos, como a liberdade, ou disposições de ação como a honestidade, como desejável ou não. As pessoas que tem um postura curiosa valorizam as novidades, já as ansiosas valorizam a segurança.

A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.

Muitos psicólogos contemporâneos acreditam que existem cinco dimensões básicas de personalidade, muitas vezes referidas como os "Cinco Grandes" traços de personalidade. Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo.

A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece! Toda personalidade é única e individual, isso não é nenhum segredo.

O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice.

Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém.

A psicologia da personalidade nos permite compreender essas diferenças sem julgá-las, ou seja, nos permite compreender, de maneira mais complexa e empática, as diferenças individuais.

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são a extroversão (também muitas vezes soletrada extraversão), a agradabilidade, a abertura, a conscienciosidade e neuroticismo. Os cinco traços básicos de personalidade são uma teoria desenvolvida em 1949 por D. W.

Um estudo rastreou as mudanças de personalidade ao longo de cinco décadas e descobriu que, embora certos elementos de personalidade permaneçam estáveis ao longo do tempo, outros mudam de maneiras distintas. A personalidade é relativamente estável e mutável, e o grau de mudança é específico para cada pessoa.

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.

Basicamente, personalidade é aquilo que você é, formada principalmente pelos seus valores e sua visão de mundo, enquanto comportamento é o que você faz, ou seja, como a sua essência impacta em suas ações.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

Os 4 temperamentos humanos são: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, cada um com as suas particularidades e especificidades.

Em 1923, Freud desenvolveu um modelo estrutural da personalidade, organizando o aparelho psíquico em três estruturas: ID, ego e superego. Cada uma delas é responsável por um aspecto da personalidade humana, regendo a interação do indivíduo com outras pessoas.

O que devo dizer sobre a minha personalidade? Ao falar sobre sua personalidade em uma entrevista de emprego, procure sempre começar pelos aspectos positivos da sua atitude principal, como veremos a seguir. Depois, demonstre o quanto você está preocupado com o autoconhecimento.