Como a personagem Aurélia se coloca no papel de transgressora?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Como a personagem Aurélia se coloca no papel de transgressora? R= Ela se coloca muito mais a frente como mulher naquela época, ou seja, ela não era submissa como as outras, tanto que seu ''marido'' a chamava de senhora.

Resposta. Resposta: A sociedade era descrita como machista, naquela época não tinham aceitado a emancipação feminina, e a mulher era vista como uma figura de empregada. E que a mulher não poderia ser independente.

A sociedade é descrita como uma sociedade que tinha muitos escrúpulos e que naquele tempo não aceitava a emancipação feminina, e viviam numa sociedade em que TER vale muito mais do que SER.

Aurélia, sendo pobre, era frágil, meiga, compreensiva e sonhadora. Após a decepção que teve com Fernando ao ser abandonada em troca de um casamento por interesse, passa a ser fria, calculista e temperamental.

Aurélia Camargo era uma moça pobre, tinha perdido o irmão e o pai; sua mãe, temendo morrer e abandonar a filha desamparada, insistia para que ela fosse ficar na janela pra ver se arrumava um casamento. Realizando tal desejo, conseguiu muitos admiradores e um grande e único amor, Fernando Rodrigues Seixas.

Aurélia confronta as qualidades convencionais de uma heroína romântica do século XIX, quando a conduta discreta e a subordinação da mulher eram louvadas; talvez por isso a condução da narrativa é feita por um narrador externo, que apresenta como as personagens, em especial Aurélia, relacionam-se com os costumes de uma ...

O que explica a maneira como o texto foi disposto na página? RESPOSTA: A posição vertical associa-se ao fato de a foto de que falam os personagens estar em uma parede ou ao momento de ascensão da mãe que faleceu (se considerarmos algumas crenças religiosas).

A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro. O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.

Com a fortuna que adquire, a moça ascende socialmente e começa a ser vista com outros olhos, principiando a ser cobiçada por pretendentes interesseiros. Ao saber que o antigo namorado ainda estava solteiro e em maus lençóis financeiros, Aurélia resolve se vingar do abandono sofrido e se propõe a comprá-lo.

Aurélia Camargo: é a personagem principal de “Senhora”.

Aurélia possuía duas opulências, duas qualidades que a caracterizavam como uma mulher perfeita: era bonita e rica.

IRACEMA – (lábios de mel) – índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de Jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos); anagrama de América.

Ela recebe a visita de seu irmão Caubi, que conhece seu sobrinho. Contudo, cheia de tristeza e saudade de Martim, Iracema para de produzir leite e não consegue mais amamentar seu filho. Quando Martim retorna da guerra, conhece seu filho, que é chamado de Moacir. Logo em seguida, Iracema morre em profunda solidão.

Aurélia é apresentada por metáforas que intensificam e idealizam seu brilho social, sua beleza ímpar e seu poder de sedução. “raiou no céu fluminense uma nova estrela”; “ ninguém lhe disputou o cetro”; “rainha dos salões”; “deusa dos bailes”; “musa dos poetas”.

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.) ou abertos (ruas, vilas, cidades, etc.).

Aurélia Camargo, moça pobre, torna-se rica graças à herança do avô, recebida aos l8 anos, quando é apresentada à sociedade fluminense. Encanta a todos com sua esplendorosa beleza. Órfã, tem em sua companhia uma parenta viúva, D. Firmina Mascarenhas, mas é Aurélia quem governa a casa como bem entende.

Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela. A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormirão em quartos separados.

Transgressão de Aurélia - após receber a herança de seu pai ela toma as rendias de sua vida e escolhe com quem vai casar ( compra o noivo ) com Seixas transação comercial .////3º FESTAS a-) Leonardo gostava da viola e machete para dançar o minueto ele precisava de encontrar vários pares B-em senhora eram festas ricas ...

Quem observasse Aurélia naquele momento, não deixaria de notar a nova fisionomia que tomara o seu belo semblante e que influía em toda a sua pessoa. Era uma expressão fria, pausada, inflexível, que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da estátua.

Por que ela não teve esse prazer? b) Porque ela não se via sentindo em ter algo que a satisfaça apenas em sua imaginação.