Como a parlenda surgiu?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

As parlendas surgiram da sabedoria popular e da história das tradições populares do Brasil, e fazem parte do folclore brasileiro. Por isso, são trasmitidas ao longo das gerações.

As parlendas são textos que possuem ritmo, organizados em versos – que podem ou não rimar. Elas se diferenciam do poema ou da cantiga, porque geralmente são textos utilizados para acompanhar um jogo, uma brincadeira ou movimento corporal.

As rimas costumam ser fáceis e ajudam as crianças no desenvolvimento da memorização. Uma das modalidades de parlenda são os trava-línguas, um jogo verbal em que se deve falar rapidamente uma concentração de palavras com sonoridades similares e sílabas difíceis.

As cantigas chegaram até nos por meio dos cancioneiros, coletâneas (reuniões) de poemas de vários tipos, produzidos por muitos autores.

“Corre cutia, na casa da tia, Corre cipó, na casa da avó…” Você provavelmente ouviu esses versos na sua infância. Largamente difundidos por crianças de todo o Brasil, as parlendas são velhas conhecidas nas brincadeiras de roda, de pegar e até em outros contextos.

“O objetivo é o desenvolvimento da memória, da atenção e percepção da linguagem escrita”, destaca Gobbo.

Resposta verificada por especialistas. Tanto os poemas quanto as parlendas costumam ter linguagem poética e tratam-se de textos literários. Ambos são compostos por versos. O poema trata-se de um gênero textual que é dividido em versos e estrofes.

Cantigas de roda são cantadas nas brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. Parlendas são textos de tradição oral com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não.

AS PARLENDAS SÃO TEXTOS CURTOS, ALGUNS RIMADOS, COM UMA ESTRUTURA REPETITIVA QUE MARCA UM RITMO, PRODUZINDO CERTA MUSICALIDADE. TRAVA-LÍNGUA É UM JOGO DE PALAVRAS QUE FAZ PARTE DA LITERATURA E DA CULTURA POPULAR. EM SUA ESSÊNCIA, TRAVA-LÍNGUAS SÃO FRASES DIFÍCEIS DE PRONUNCIAR, POIS POSSUEM SÍLABAS COM SONS PARECIDOS.

Leia uma de cada vez, algumas vezes, mas, observando o interesse das crianças e a forma como interagem com a leitura. Incentive que repitam e recitem com você. Mas lembre-se de que esse pode ser o primeiro contato das crianças com a parlenda.

As parlendas chegaram ao Brasil com os portugueses, que as chamam de cantilenas ou lenga-lengas. Aqui ganharam novas cores e sonoridades, enriquecidos pelas contribuições linguísticas e culturais dos povos indígenas e africanos.

ERA UMA VEZ: TRÊS, DOIS PIRATAS, E UM FRANCÊS, O FRANCÊS PUXOU A ESPADA, OS PIRATAS, SE ARREPIARAM, PENSA QUE MATOU?

As Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos.

Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo. Alguns exemplos de parlendas do folclore brasileiro: Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato.

Fui no mato cortar lenha, Santo Antônio me chamou, Quando santo chama a gente, É sinal de pegador.

Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro. Corpo, gestos e movimentos. Escuta, fala, pensamento e imaginação.

- Vamos observar a parlenda que lemos. Ela tem quantos versos? E quantas estrofes? (R: Tem 12 versos e seis estrofes.)