Como a Oceania pode ser regionalizada conforme a localização?

Perguntado por: zgouveia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A porção de ilhas que compõe a Oceania é regionalizada em Melanésia, Micronésia e Polinésia. Em tradução literal, esses nomes significam, respectivamente, “ilhas habitadas por negros”, “pequenas ilhas” e “muitas ilhas”.

Regiões da Oceania

  • 1) Australásia.
  • 2) Melanésia.
  • 3) Micronésia.
  • 4) Polinésia.
  • 1) Austrália.
  • 2) Nova Zelândia.
  • 3) Papua Nova-Guiné

A Oceania é um território geográfico constituído pela Austrália e por vários grupos de Ilhas do Oceano Pacífico: Polinésia, Melanésia e Micronésia. Está localizada no hemisfério sul e é o menor e mais isolado continente do mundo.

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidriografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias), ...

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação), econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia), políticos (regimes de governo), sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH), culturais (religiões, etnias), ...

Por ter sido o último continente a ser colonizado pelos europeus, a Oceania é chamada de “novíssimo continente”, em distinção a Europa (o velho mundo) e à América (o novo mundo), segundo a regionalização eurocêntrica da Terra.

Já o Novíssimo Mundo compreende o continente da Oceania, constituída pela Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia, entre outras ilhas. Tal denominação se deu em razão do continente ter sido o último a ser descoberto.

As três principais massas territoriais da Oceania são: Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné.

A economia da Oceania está centrada basicamente na Austrália e na Nova Zelândia, em função do fato de esses dois países, juntos, comporem mais de 90% do continente e serem as duas únicas nações desenvolvidas da região.

3 - A Oceania apresenta três conjuntos de ilhas, que são divididas em Micronésia, Melanésia e Polinésia.

Oceania

A Austrália é um país localizado na Oceania. Geograficamente, a Austrália é um território insular que conta com grande diversidade de fauna e flora, justamente resultado do seu isolamento geográfico.

Com cerca de 37,1 milhões de habitantes, a população da Oceania é a segunda menor entre os continentes (a Antártida) possui o menor contingente populacional), correspondendo a apenas 0,5% da população mundial. O crescimento demográfico é de 1,3% ao ano e a maioria dos habitantes reside em áreas urbanas: 70%.

Estado da Cidade do Vaticano

O menor país do mundo é menor do que muitas cidades e até mesmo bairros. O dono deste título é o Vaticano, com seus incríveis 0,44 quilômetros quadrados de extensão territorial, segundo o próprio governo local. O Estado da Cidade do Vaticano, nome oficial do país, está localizado dentro da capital italiana, Roma.

Regionalização mundial: o que é, tipos e como ocorreu?

  • Regionalização política.
  • Regionalização física.
  • Regionalização econômica.
  • Regionalização cultural.

DIVISÃO POR CONTINENTES
Utiliza como critério a distribuição geográfica dos países pelos continentes da Terra. Regionalizando o mundo desta forma, temos seis continentes: África, Ásia, Europa, América, Oceania e Antártica.

A primeira divide o continente em América do Sul, Central e do Norte. A segunda divide em América Latina e Anglo-saxônica.

Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.

Por que a regionalização do mundo em continentes não pode ser considerada uma classificação baseada somente em critérios naturais? Explique. Porque a definição dos limites entre a Ásia e a Europa, por exemplo, foi feita com base em critérios histórico-culturais.

Essa regionalização classifica os países em dois principais grupos: de um lado, os países do norte desenvolvido; de outro, os países do sul subdesenvolvido. Por isso, muitos chamam essa divisão de regionalização norte-sul.